125x125 Ads

CIDADANIA A PONTAPÉS

0 comentários
CIDADANIA A PONTAPÉS


Fui a Maracanaú. Tive que levar uma pessoa da família para o hospital municipal com trauma num joelho. O hospital está totalmente sucateado! Só tinha um clínico atendendo. Fiquei sabendo que o profissional já tinha trabalhado o seu horário. Para não deixar a fila no abandono, resolveu fazer extra. Traumatologista não tinha. Procurei o Serviço Social. Fui encaminhado para o distrito de Pajuçara. Fui até lá. Esperei uma hora e meia. Uma sexagenária estava numa cadeira comum. Uma cadeira de rodas não foi encontrada! Em uma placa o aviso: ``Raio X quebrado!``.
Triste! E as festas no mundo!
João Teles de Aguiar
Maracanaú-CE
Mais informações »

CEARÁ DE PAZ

0 comentários

CEARÁ DE PAZ

Informação

A reunião do Ceará de Paz de janeiro de 2010 será no Aracapé.

Local: Associação de Moradores do Aracapé
Rua Otávio Lima, 90 (Contato: D. Mazinha, Fone: 3298.5938)

Dia: Domingo (31/01/2010)
Horário: 14 às 17 horas.
DIVULGUE! PARTICIPE!

Você será bem-vindo à reunião e ao Ceará de Paz. Obrigado!

Em 2010
Solidariedade!
Começando pela família!
Mais informações »

MANOEL ALCIDES ROBERTISTA!

1 comentários

MANOEL ALCIDES
ROBERTISTA!

Conhecido por sua virulência contra o candidato e depois prefeito Roberto Pessoa, Manoel Alcides torna público sua adesão ao atual prefeito de Maracanaú.
A publicidade, do que já era do conhecimento de muitos, foi feito em texto intitulado “Por que a união política de Maracanaú?” (08/01/2010).
Quem anda satisfeito, realizado, rindo com o fato é Paiva Dantas.
O advogado e militante do PT foi enfático:
“Foi uma troca!”
Pergunta pertinente:
“O FAD de Manoel Alcides é igual, maior ou menor do que o do Paiva Dantas?”
Conheça mais e tente ver, entender...além do discurso em “Unidade por Maracanaú?”, no blog:

http://maracanau-reflexivo.blogspot.com
Mais informações »

O PPS NO CEARÁ

0 comentários


O PPS NO CEARÁ


“O Povo” – 12/01/2010 – veicula afirmações atribuídas a Jaime Cavalcante – no exercício da Secretaria do PPS no Ceará – que nos parecem equivocadas.
Segundo ele “não existe mais verticalização” e que “a prioridade é a candidatura local”.
O PPS é nacional, tem uma história...
A bússola do PPS não é candidatura local, estadual ou nacional, mas princípios, valores...
No PPS não há culto à personalidade, o partido rege-se por Estatuto, as decisões são coletivas...
A atual direção do PPS no Ceará foi instituída com o objetivo principal de construir o palanque do “Bloco Democrático Reformista”.
Que houve/está havendo? Desistiram? Capitularam?
A Direção Nacional do PPS concorda/concordará/permitirá que a sigla PPS seja usada, no Ceará, pelos lulistas?

Maracanaú, 12 de janeiro de 2010

Cândido Pinheiro Pereira

Prof. Cândido é histórico militante do PPS


PPS exibirá programa partidário
Reforma agrária: a verdade definitiva...

Mais informações »

DEVOÇÃO EM MARACANAÚ

2 comentários




DEVOÇÃO EM MARACANAÚ

Estátua relembra "santos" do Cariri




Padre Cícero e Monsenhor Murilo de Sá Barreto terão estátua em Maracanaú
11/1/2010


Padre Cícero e Monsenhor Murilo de Sá Barreto recebem, em até 20 dias, estátua para devoção em Maracanaú

Maracanaú. A imagem de Padre Cícero com Monsenhor Murilo de Sá Barreto começou a ser erguida na última sexta-feira 8, em Maracanaú. A estátua possui 15 metros de altura e, segundo o escultor Franciné Diniz, será montada em duas etapas com a previsão de conclusão em até 20 dias. Por meio da obra, o prefeito Roberto Pessoa homenageia a fé e a devoção da população do Nordeste e seus conterrâneos. A edificação da estátua acontece no encontro das Avenidas Anel Viário 4 de Julho com Professor Francisco Oscar Rodrigues, mais conhecido como Girador do Caranguejo, no bairro Jereissati II - um dos pontos de referência na Cidade e com grande circulação de veículos e pedestres.

Padre Cícero e Monsenhor Murilo, que foi vigário da Matriz de Nossa Senhora das Dores por várias décadas, são tidos como santos pelos romeiros de Juazeiro do Norte. Em Maracanaú, já foram homenageados com monumentos São Judas Tadeu, no Conjunto Timbó, e São José, padroeiro do Município e do Ceará, na praça da Matriz.

Como prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa também é uma das lideranças envolvidas no Processo da Reabilitação Canônica do Padre Cícero, tendo inclusive participado da comitiva cearense que foi a Roma pedir esse reconhecimento ao Papa Bento XVI. Em Maracanaú, o gestor coordenou a coleta de assinaturas solicitando essa Reabilitação Canônica, para que a Igreja Católica reconheça Padre Cícero como Santo.

Mais Informações:
Prefeitura de Maracanaú
Assessoria de Comunicação Social
Palácio do Jenipapeiro- Rua 1, S/N
(85) 3521.5891




Mais informações »

Urnas de outubro

0 comentários
Sonia Pinheiro

Urnas de outubro



Candidato ao Palácio Iracema, o alcaide de Maracanaú, Roberto Pessoa -bem apressadinho- comunicou sua desincompatibilização, tarde de sexta, momento da solenidade de assinatura da ordem de serviço do novo posto de agência do INSS.

Pois bem: Bob convidou os presentes e toda a população da municipalidade para a estreia do novo prefeito, o atual vice, Firmo Camurça, dia 1º de abril próximo.
Mais informações »

UNIDADE POR MARACANAÚ?

0 comentários



UNIDADE POR MARACANAÚ?

O texto de Manoel Alcides “Por que a união política de Maracanaú?” (08/01/2010) é oportuno. Obrigado Manoel!
Precisamos sim, de unidade! Que unidade?
Unidade não em torno de pessoas, mas em torno de idéias, de programa, de princípios, da nossa Constituição...
Unidade em torno da divulgação da nossa constituição (Constituição de 88). Constituição que precisamos conhecê-la e divulgá-la!
A Constituição de 88 precisa ser conhecida e divulgada, principalmente, pelos operadores do Direito...
Que tal unidade contra a corrupção e pela desprivatização das nossas entidades, partidos e instituições?
Maracanaú não precisa de ganhar loteria, nem de candidato a governador ou senador! Maracanaú precisa sim é de voltarmos a fazer política, pois o que está predominando entre nós é corrupção e violência...
Política democrática, política inclusiva que contemple a participação de trabalhadores(as), oprimidos(as), perseguidos(as), excluídos(as).
Corrupção e violência é proporcional à ausência de política.
Política se faz, principalmente, através de partidos...

DESPRIVATIZEMOS OS PARTIDOS!

Maracanaú, 10 de janeiro de 2010

Cândido Pinheiro Pereira
Prof. Cândido é educador popular e formador político
Mais informações »

O sonho do João

0 comentários

Mais informações »

Descaso com a leitura

0 comentários

COLUNA
Edilmar Norões
2/1/2010

Descaso com a leitura

Do professor João Teles recebemos este e-mail: "Para quem trabalha com incentivo à leitura e vê o pouco caso das autoridades para com as políticas de formação de leitores, é triste constatar que nossas crianças leiam pouco! Tanto livro editado por aí! O que falta? Ora, políticas sérias, direcionadas à implementação de ações que busquem uma coisa bem simples: pôr livros nas mãos das crianças e motivá-las a ler".

Descaso... II

Sobre o descaso para com a formação de leitores, o Prof. João Teles ensina: "temos que incluir nas leituras diárias, o jornal, a internet, o teatro, a música, a publicidade, pois quanto mais livros, mais homens preparados para a vida!"
Mais informações »

Balanço do Governo

1 comentários
Balanço do Governo
FátimaVilanova
04 Jan 2010 - 01h14min
A avaliação pelo Datafolha do Governo Cid Gomes, que ficou em terceiro lugar na popularidade e aprovação, foi um presente de Natal para o governador. Os cearenses, contudo têm pouco a festejar. É difícil crer que as obras não concluídas em três anos fiquem prontas em um ano, até o final de 2010, como garante a autoridade, em matéria do O POVO (27/12). O que dizer, então, das prioridades? Cid Gomes pretende construir um Aquário, imaginem, de R$250 milhões, enquanto os cearenses, para repetir o presidente Lula, ainda vivem na m... A cobertura de esgoto no Ceará é de 35,78% e, em Fortaleza, de 52,24% (O POVO, 27/12, p.19).

Para completar o quadro perverso de abandono, de sucessivos governos, ainda convivemos com a humilhação dos carros-pipas, hoje atuando em 93 municípios do Ceará (p.25). Assistimos a velha indústria da seca, fazendo perpetuar no poder os representantes do atraso político, os que se beneficiam da boa-fé, da ignorância do povo humilde e trabalhador, que são enganados sistematicamente. Para esses políticos, não utilizar a tecnologia disponível para o enfrentamento da seca é uma forma de manter a servidão dos sertanejos, e os votos a cada eleição. Um despudor completo.

Dar um grande ``salto`` na política, como pretende o governador Cid Gomes, não é construir Aquário nem Aeroporto Internacional em Jericoacoara, mas definir as prioridades com a população; trabalhar para livrar os sertões do atraso político, dos aproveitadores da miséria. Um governo inovador investe em saneamento, em tratamento adequado do lixo, em água

tratada e canalizada, em educação em tempo integral, em atendimento de saúde digno, sem as filas morte por falta de leitos e por demora nas consultas e demais procedimentos médicos.

Meu desejo de Ano Novo para todos é que possamos avaliar com critério as nossas próprias ações e as de nossos representantes para construirmos um Ceará justo e próspero.

Fátima Vilanova - Doutora em sociologia
Mais informações »

Milhões do réveillon

0 comentários
Milhões do réveillon
11/12/2009
A Prefeitura anunciou que pretende gastar R$ 4,7 milhões no próximo réveillon. Fico a pensar nas prioridades de quem decidiu esse evento. Durante este ano, o Município acumulou dívidas, deixou de pagar fornecedores, não fez licitações de serviços e compras importantes para o cotidiano de escolas e postos de saúde, negou o pagamento de gratificações e anuênios a que os seus servidores têm direito por lei, barrou ou atrasou a execução de reformas e manutenção de seus equipamentos, deixou de criar creches na periferia... Mas, para gastar numa única noite, pagando artistas de fora, tem dinheiro e agilidade... Para quem sempre votou no PT, como eu, o fato decepciona. É estranho que seja priorizado um tamanho gasto para uma única ocasião, enquanto faltam coisas básicas para o funcionamento dos serviços voltados à população da periferia. O argumento de que o réveillon impulsiona o turismo e gera empregos pode ser confrontado. A falta de creches e de atividades dirigidas aos nossos adolescentes está empurrando centenas para o uso de drogas e, assim, a violência explode: isso espanta os turistas e atrapalha por demais toda uma cadeia produtiva de serviços que poderiam crescer em Fortaleza. Com uma verba desta magnitude, poderiam ser contratados quatro mil professores de educação física para organizar atividades esportivas e de recreação na periferia e esse entretenimento poderia durar mais do que dois meses. O impulsionamento massivo dos esportes colocaria Fortaleza com chances de se destacar no cenário internacional em quase todas as modalidades. As olimpíadas vêm aí. Com R$ 4,7 milhões poderiam ser convocados milhares de profissionais para conduzir oficinas de arte, dança, teatro, artesanato, música e cursos profissionalizantes em mil zonas pobres da cidade. Seriam gerados empregos, proporcionaria um entretenimento muito mais duradouro. O dinheiro circularia aqui dentro e com resultados bem mais consistentes para o turista constatar em sua vinda à nossa cidade. Muito mais importante que a beleza dos fogos na beira-mar por alguns minutos é a qualidade de vida experimentada durante os 365 dias do ano.

Regina Elias - Mestre em Saúde Pública pela Uece
Mais informações »

Costrução de um Mito

0 comentários
Opinião
Construção de um mito

06 Jan 2010 - 00h45min
Com a ajuda da mídia e dos oportunistas de sempre, está em curso a construção de um mito que desbancará o ``Padim Pade Ciço``, Antonio Conselheiro (Canudos) e Virgulino Lampião com uma só tacada. O famigerado filme Lula, o filho do Brasil, que já provocou a liberação de recursos federais para a recuperação de quase 2.000 salas de cinema por esse Brasil afora, além da aquisição de equipamentos móveis para projeções em praças públicas nos grotões mais longínquos dessa republiqueta petista, terá um impacto incalculável nas mentes das pessoas mais humildes, fáceis de serem dominadas por ideias místicas. Com uma propaganda bem engendrada, que faria inveja a Stalin, Hitler ou Mussolini, o Franklin Martins, assessor preferido do Lula, conseguirá com certeza. transformá-lo em um mito, porém jamais em um estadista. O novo Messias mostrará em 2010, uma santa milagreira, arrependida dos crimes cometidos, que também prometerá transportar o Brasil para um novo patamar de desenvolvimento, onde não faltarão escolas públicas de qualidade, saúde, segurança e moradias para todos. Ou seja, tudo o que ele negligenciou e o povo aplaudiu.
SERGIO VILLAÇA
Fortaleza-CE
Mais informações »

Educação

0 comentários
EDUCAÇÃO
Bonificar professores, num país onde a qualidade do ensino inexiste, onde a escola é sucateada e os professores recebem salários patéticos é, no mínimo, desconhecimento do assunto. Para ficar só nisso! Educação não e fábrica, nem clube de cavalos, onde cada animal disputa uma corrida e tem que ficar pelo menos com a cabeça à frente do outro. Educação exige salário de respeito, formação continuada e de qualidade para os professores, condições de trabalho, obras de qualidade para serem lidas, atração dos pais para a escola, fortalecimento da estrutura familiar, escola informatizada, espaços físicos adequados para a leitura, auto-estima dos profissionais reerguida, respeito dos direitos, etc. Chega de medidas fabris e amadorismo! Respeite-se o tempo de aula de qualidade. O que faz o aluno aprender não é quantidade de tempo de contato com as obras e o professor, mas a qualidade desse tempo!u
João Teles Aguiar
Fortaleza-CE
Mais informações »
 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine