125x125 Ads

CEARÁ DE PAZ

0 comentários
CEARÁ DE PAZ

Informação

A reunião do “Ceará de Paz” de fevereiro será no presidente Kennedy, Fortaleza.

Local: Escola Gabriel Cavalcante. Quadra F, 167, Conj. Castelo Branco
(Contato: Maria da Conceição – Fone: 3452.6666 / 8794.2813)

DIVULGUE! PARTICIPE!

ATENÇÃO!
O D.N. de 14 de fevereiro de 2010 publicou “Críticas à setença”, texto de Maria das Graças Almeida de Quental – Juíza de Direito da Vara de penas alternativas.

LEIA-O em:
http://candido-reflexoes.blogspot.com
http://maracanau-reflexivo.blogspot.com


Mais informações »

MECA! MECA DE QUÊ?

0 comentários

MECA! MECA DE QUÊ?

Consultando o “Dicionário da Língua Portuguesa, Sérgio Ximenes, Ediouro, 2001”, podemos ler:
Meca - “Lugar que atrai o maior número de pessoas entre todos os outros relativos às mesma área de atividade. Hollywood é a Meca do cinema”.
Com o título “A ‘Meca’ da região metropolitana” no “O Povo” – 21/02/2010 – há uma matéria enfocando a construção de estátuas em Maracanaú.
O uso de recursos do Estado brasileiro na construção de estátuas religiosas é ilegal!
O objetivo principal das estátuas é eleitoreiro!
O princípio democrático constitucional de liberdade religiosa – no caso – estão metamorfoseando em manipulação religiosa...
Maracanaú – no momento – está mais para Meca da corrupção, do que para Meca da religiosidade!
É provável que as estátuas sejam obras super-faturadas...
Estaríamos diante de uma nova versão dos santos de pau-oco? É a história se repetindo como farsa ou tragédia?

Abaixo a manipulação!

Abaixo a corrupção!

Maracanaú, 21 de fevereiro de 2010
Cândido Pinheiro Pereira

Prof. Cândido é educador popular e formador político.
Mais informações »

Críticas à sentença

0 comentários
Críticas à sentença

Há dias venho refletindo sobre o que presenciei em um programa de televisão, no qual o apresentador criticava uma sentença judicial e utilizava uma ajudante, que no meio da população também criticava e elaborava perguntas aos curiosos.

É justo a imprensa expor o nome da magistrada simplesmente porque soltou um acusado que se encontrava preso provisoriamente? A juíza estava em exercício profissional assegurado constitucionalmente, jamais consubstanciando o ato irresponsável, sem maior conhecimento do fato.

Vejamos o que reza a Carta Magna, que consagrou como princípio o respeito à pessoa humana, a observância das liberdades públicas é obrigação indeclinável do Estado no art.5º, incisos: VII - Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória; LXV - A prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária; LXVI - Ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

A meu ver, trata-se de atentado contra a dignidade da juíza. A decisão está respaldada na Constituição Federal e na consciência moral da magistrada.

O nome da juíza deveria ter sido preservado. A crítica é necessária, levar ao conhecimento da sociedade dados sobre o Poder Judiciário é importantíssimo.

No entanto, utilizar uma sentença judicial, provocando pessoas humildes a opinarem sem conhecimento de causa, especificamente sobre o julgado da juíza, enfatizando o nome da subscritora da decisão, é inadmissível.

Trata-se de uma apelação maldosa quando diz: "aqui fica a interrogação", além de incentivar a violência, quando apela para os humildes. Caberia dirigir-se ao Poder como Instituição, jamais à pessoa da magistrada.

Vale ressaltar que nem todos os juízes pensam e agem igualmente, são independentes, julgam conforme a lei e a consciência.

O desapontamento da sociedade com os três poderes não é de hoje, e não é justo atribuir a desordem gerada pela falta de políticas sociais, e substituí-las por endurecimento de leis penais, como se isso resolvesse os problemas de segurança.

Não há violência maior do que não respeitar o direito do semelhante.


MARIA DAS GRAÇAS ALMEIDA DE QUENTAL
Juíza de Direito da Vara de Penas Alternativas
REFLITA! APRENDA! SOCIALIZE!
GRAÇAS QUENTAL PARTIPA DO “Ceará de Paz”. AS REUNIÕES DO “Ceará de Paz” SÃO NOS ÚLTIMOS DOMINGOS DO MÊS.
VOCÊ SERÁ BEM VINDO (A) ÀS REUNIÕES E AO “Ceará de Paz”!
Mais informações »

DITADURA, NUNCA MAIS!

0 comentários



DITADURA, NUNCA MAIS!



(...) “Tendo ocupado uma cidade, os americanos, provavelmente por razões de propaganda, vacinaram algumas crianças. A cidade veio a ser reconquistada pelos Vietcong. Para eliminar definitivamente a possibilidade de iniciativas como aquelas, que poderiam melhorar a imagem dos americanos perante as populações, os vietcongs cortavam o braço das crianças, onde se fizera a vacina”. (...)

Trecho do Texto: “A ofensiva teórica contra os
direitos do homem”, de Ruy Fausto.
Em: Política Democrática , ano IX, n º 25
120 Anos da República – Fundação Astrojildo Pereira

REFLITA! APRENDA! SOCIALIZE!
Tente ver além do discurso, da aparência...

ACESSE:
http://candido-reflexoes.blogspot.com
http://maracanau-reflexivo.blogspot.com

Mais informações »

AGENTE DE SAÚDE! QUE É?

0 comentários

AGENTE DE SAÚDE! QUE É?

No Brasil a desinformação é inacreditável. Poucos sabemos dos nossos direitos e deveres...

“Agente Comunitário de Saúde (ACS) mora na comunidade e está vinculado à USF que atende a comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família! Quem é o agente comunitário? É alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre a USF e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.”
(Curso Prof. Teles – Conhecimentos Específicos – Agente Comunitário de Saúde Maracanaú)

Será que os agentes de saúde estão fazendo a sua parte? E os agentes de endemia? E os conselheiros?
Este texto vem a propósito da seleção / concurso para Agente Comunitário de Saúde que acontecerá no dia 28/02/2010 em Maracanaú.
Trata-se de fato inédito, histórico, que precisamos comemorar. Nas “escolhas” anteriores tomávamos conhecimentos quando os agentes já estavam trabalhando...
É a primeira vez que poderá acontecer, em Maracanaú, escolha democrática de agentes comunitários de saúde...
Escrevemos poderá acontecer porque estão dizendo que “trata-se de jogo de cartas marcadas”...
No DF (Brasília) o governador foi preso! Será que em Maracanaú não é possível realizarmos uma seleção / concurso respeitando a legislação pertinente?
Temos que ficar de olho, principalmente quem vai participar da seleção / concurso!

Maracanaú/Ce, 16 de fevereiro de 2010

Cândido Pinheiro Pereira
Prof. Cândido é educador popular e formador político

A apostila pode ser adquirida na:
PISOM.COM – Gráfica Rápida
Av. 7 nº 260-B – Conj. Jereissati I – Maracanaú/Ce
Fone: 382.1171
Mais informações »

Para onde vamos? Fernando Henrique Cardoso

0 comentários
Para onde vamos?
Fernando Henrique Cardoso

A enxurrada de decisões governamentais esdrúxulas, frases presidenciais aparentemente sem sentido e muita propaganda talvez levem as pessoas de bom senso a se perguntarem: afinal, para onde vamos? Coloco o advérbio “talvez” porque alguns estão de tal modo inebriados com “o maior espetáculo da terra”, de riqueza fácil que beneficia a poucos, que tenho dúvidas. Parece mais confortável fazer de conta que tudo vai bem e esquecer as transgressões cotidianas, o discricionarismo das decisões, o atropelo, se não da lei, dos bons costumes. Tornou-se habitual dizer que o governo Lula deu continuidade ao que de bom foi feito pelo governo anterior e ainda por cima melhorou muita coisa. Então, por que e para que questionar os pequenos desvios de conduta ou pequenos arranhões na lei?
Só que cada pequena transgressão, cada desvio, vai se acumulando até desfigurar o original. Como dizia o famoso príncipe tresloucado, nesta loucura há método. Método que provavelmente não advenha do nosso Príncipe, apenas vítima, quem sabe, de apoteose verbal. Mas tudo o que o cerca possui um DNA que, mesmo sem conspiração alguma, pode levar o país, devagarinho, quase sem que se perceba, a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade, que pouco têm a ver com nossos ideais democráticos.
É possível escolher ao acaso os exemplos de “pequenos assassinatos”. Por que fazer o Congresso engolir, sem tempo para respirar, uma mudança na legislação do petróleo mal explicada, mal ajambrada? Mudança que nem sequer pode ser apresentada como uma bandeira “nacionalista”, pois se o sistema atual, de concessões, fosse “entreguista” deveria ter sido banido, e não foi. Apenas se juntou a ele o sistema de partilha, sujeito a três ou quatro instâncias político-burocráticas para dificultar a vida dos empresários e cevar os facilitadores de negócios na máquina pública.
Por que anunciar quem venceu a concorrência para a compra de aviões militares se o processo de seleção não terminou? Por que tanto ruído e tanta ingerência governamental em uma companhia (a Vale) que, se não é totalmente privada, possui capital misto regido pelo estatuto das empresas privadas? Por que antecipar a campanha eleitoral e, sem qualquer pudor, passear pelo Brasil às custas do Tesouro (tirando dinheiro do seu, do meu, do nosso bolso...) exibindo uma candidata claudicante? Por que, na política externa, esquecer-se de que no Irã há forças democráticas, muçulmanas inclusive, que lutam contra Ahmadinejad e fazer mesuras a quem não se preocupa com a paz ou os direitos humanos?
Pouco a pouco, por trás do que podem parecer gestos isolados e nem tão graves assim, o DNA do “autoritarismo popular” vai minando o espírito da democracia constitucional. Essa supõe regras, informação, participação, representação e deliberação consciente. Na contramão disso tudo, vamos regressando a formas políticas do tempo do autoritarismo militar, quando os “projetos de impacto” (alguns dos quais viraram “esqueletos”, quer dizer obras que deixaram penduradas no Tesouro dívidas impagáveis) animavam as empreiteiras e inflavam os corações dos ilusos: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
Em pauta, temos a transnordestina, o trem-bala, a Norte-Sul, a transposição do São Francisco e as centenas de pequenas obras do PAC, que, boas algumas, outras nem tanto, jorram aos borbotões no orçamento e minguam pela falta de competência operacional ou por desvios barrados pelo TCU. Não importa: no alarido da publicidade, é como se o povo já fruísse os benefícios: “Minha casa, minha vida”; biodiesel de mamona, redenção da agricultura familiar; etanol para o mundo e, na voragem de novos slogans, pré-sal para todos.
Diferentemente do que ocorria com o autoritarismo militar, o atual não põe ninguém na cadeia. Mas da própria boca presidencial saem impropérios para matar moralmente empresários, políticos, jornalistas ou quem quer que seja que ouse discordar do estilo “Brasil potência”. Até mesmo a apologia da bomba atômica como instrumento para que cheguemos ao Conselho de Segurança da ONU – contra a letra expressa da Constituição – vez por outra é defendida por altos funcionários, sem que se pergunte à cidadania qual o melhor rumo para o Brasil. Até porque o presidente já declarou que em matéria de objetivos estratégicos (como a compra dos caças) ele resolve sozinho. Pena que tivesse se esquecido de acrescentar “l’État c’est moi”. Mas não esqueceu de dar as razões que o levaram a tal decisão estratégica: viu que havia piratas na Somália e, portanto, precisamos de aviões de caça para defender “nosso pré-sal”. Está bem, tudo muito lógico.
Pode ser grave, mas, dirão os realistas, o tempo passa e o que fica são os resultados. Entre estes, contudo, há alguns preocupantes. Se há lógica nos despautérios, ela é uma só: a do poder sem limites. Poder presidencial com aplausos do povo, como em toda boa situação autoritária, e poder burocrático-corporativo, sem graça alguma para o povo. Este último tem método. Estado e sindicatos, Estado e movimentos sociais estão cada vez mais fundidos nos altos-fornos do Tesouro. Os partidos estão desmoralizados.
Foi no dedaço que Lula escolheu a candidata do PT à sucessão, como faziam os presidentes mexicanos nos tempos do predomínio do PRI. Devastados os partidos, se Dilma ganhar as eleições, sobrará um subperonismo (o lulismo) contagiando os dóceis fragmentos partidários, uma burocracia sindical aninhada no Estado e, como base do bloco de poder, a força dos fundos de pensão. Estes são “estrelas novas”. Surgiram no firmamento, mudaram de trajetória e nossos vorazes mas ingênuos capitalistas recebem deles o abraço da morte. Com uma ajudinha do BNDES, então, tudo fica perfeito: temos a aliança entre o Estado, os sindicatos, os fundos de pensão e os felizardos de grandes empresas que a eles se associam.
Ora dirão (já que falei de estrelas), os fundos de pensão constituem a mola da economia moderna. É certo. Só que os nossos pertencem a funcionários de empresas públicas. Ora, nessas, o PT, que já dominava a representação dos empregados, domina agora a dos empregadores (governo). Com isso, os fundos se tornaram instrumentos de poder político, não propriamente de um partido, mas do segmento sindical-corporativo que o domina. No Brasil, os fundos de pensão não são apenas acionistas – com a liberdade de vender e comprar em bolsas – mas gestores: participam dos blocos de controle ou dos conselhos de empresas privadas ou “privatizadas”. Partidos fracos, sindicatos fortes, fundos de pensão convergindo com os interesses de um partido no governo e para eles atraindo sócios privados privilegiados, eis o bloco sobre o qual o subperonismo lulista se sustentará no futuro, se ganhar as eleições.
Comecei com para onde vamos? Termino dizendo que é mais do que tempo de dar um basta ao continuísmo antes que seja tarde.

Revista Política Democrática, Ano IX, Nº 25
“As fragilidades da democracia e a urgência das reformas”
Fundação Astrojildo Pereira

QUE BOM! TREM DA ALEGRIA EM MARACANAÚ, Para onde vamos?Fernando Henrique Cardoso




Mais informações »

TREM DA ALEGRIA EM MARACANAÚ

0 comentários
TREM DA ALEGRIA
EM MARACANAÚ


Maracanaú que já tinha seu mensalão. Passa agora (02/02/2010) a ter seu “trem da alegria”...
O mensalão foi notícia na TV Cidade, Canal 8, nos programas Jornal da Cidade 190...
O “Trem da Alegria” foi um ato da Câmara de Vereadores do dia 02/02/2010, em um único dia realizou todas as sessões necessárias e criou dezenas de cargos...
Cargos para “a coordenação e acompanhamento da execução do orçamento participativo e definição das metas para a elaboração do anexo de metas e prioridades do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2011”, cargos na “estrutura administrativa da Secretaria de Saúde”, cargos na “Estrutura administrativa do Hospital Dr. João Elísio de Holanda”.
O Orçamento Participativo foi promessa de campanha. Por que só foi lembrado agora?
Eleição para o núcleo gestor das escolas foi, também, promessa de campanha. Ainda será lembrada?

Tente ver além do discurso, da aparência...

ACESSE:
http://candido-reflexoes.blogspot.com
http://maracanau-reflexivo.blogspot.com
Mais informações »

QUE BOM!

0 comentários
QUE BOM!

Seria bom – bom até demais – que a atitude de dignidade da atual prefeita de Fortaleza – Luizianne – fosse seguida por outros militantes políticos, principalmente do PT...
Como seria bom se os nossos parlamentares começassem a dizer para os chefes de Executivos que se comportam como capatazes, como senhores feudais...

• Nossa cidade tem Poder Legislativo!
• Nosso Estado tem Assembléia Legislativa!
• Nosso país tem Poder Legislativo!

Maracanaú/Ce, 02 de Fevereiro de 2010

Tente ver além da aparência, do discurso...

Acesse:
http://candido-reflexoes.blogspot.com
http://maracanau-reflexivo.blogspot.com

Alguns elementos primordiais a qualquer análise dialética da realidade social: o senso da realidade, a desconfiança nas aparências, o espírito de contradição, a honestidade e a modéstia na busca da verdade. (Astrojildo Pereira)

Transcrição da Agenda 2009
120 Anos da República
Fundação Astrojildo Pereira
Mais informações »

SELEÇÃO AGENTE

0 comentários
SELEÇÃO AGENTE
DE SAÚDE

A Prefeitura de Maracanaú realizará seleção para Agente de Saúde.
Mais informações em www.maracanau.ce.gob.br, na Secretaria de Recursos Humanos e Patrimoniais (Av. II, nº 150 – Conj. Jereissati I) e nos postos de saúde.
Inscrições de 02 a 05 de fevereiro de 2010, no Serviço Social da Indústria – SESI (Av. Contorno Sul, 1103 – Distrito Industrial).

Inscrição: Custo Zero

DIVULGUE!

A divulgação de eventos deste tipo constitui uma colaboração no processo de luta pela desprivatização do Estado brasileiro.

SEJA SOLIDÁRIO!

A única moeda verdadeiramente boa e pela qual convém trocar todas as restantes é a sabedoria.
Platão

Transcrição da Agenda 2009
120 anos da República
Fundação Astrojildo Pereira
Mais informações »

PALANQUE DE PINÓQUIOS

0 comentários
PALANQUE DE PINÓQUIOS



“O povo” – 09/01/2010 – veicula informação que haverá protesto de “moradores e lideranças políticas e comunitárias de Maracanaú contra a paralisação dos trens no trecho Parangaba / Maracanaú / Pacatuba da linha sul”.
No DN (11/01/2010) podemos ler:
“No sábado, cerca de 100 pessoas se reuniram na praça da matriz, em Maracanaú, para protestar contra a medida”.
Sábado (09/01/2010) um carro de som convidou para o “protesto”. O convite foi feito em nome da prefeitura e da Câmara de Vereadores.
Quem procurar ver além do discurso, da aparência chegará à constatação que não aconteceu protesto, mas um faz de conta. Montaram um palanque de pinóquios...
Havia “cerca de 100 pessoas no ‘protesto’”?
Muitos dos presentes têm “FADS”...
Precisamos romper as amarras da dominação e do imobilismo e lutarmos para que os usuários do trem tenham as passagens de ônibus subsidiada, seja: paguem no ônibus o preço que pagavam no trem. O que estamos propondo já ocorreu...
Que aqueles que se comportaram como pinóquios no “protesto” de sábado (09/01/2010), na Praça da Estação de Maracanaú, façam uma autocrítica e comecemos a luta!

ESTA LUTA É JUSTA! SEJA SOLIDÁRIO!

Maracanaú/Ce, 27 de janeiro de 2010

Cândido Pinheiro Pereira
Prof. Cândido é histórico militante do PPS

O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.
Lao-Tsé
Transcrição Agenda 2009
120 da República
Fundação Astrojildo Pereira




Mais informações »
 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine