125x125 Ads

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PARTICIPAR?

0 comentários

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PARTICIPAR?
Gustavo Luís Gutierrez

         A participação é um desafio. Não há dúvida de que é mais fácil mandar fazer algo e depois premiar ou punir que realizou a tarefa, a partir de critérios não muito claros. E atuar de forma participativa é também muito complexo. A intenção aqui foi apontar alguns dos limites das práticas mais comuns de participação, tomando como exemplo concreto o campo educacional, e avançar na sua reflexão incorporando as contribuições de Habermas, Kholberg e Bion no sentido de ilustrar até que ponto a idéia de participação pode estar envolvida com a sociabilidade, a política e a própria subjetividade das pessoas.
            A participação é, em última instância, o desenvolvimento da aptidão para o diálogo, ou seja, é um trabalho sem fim. Sempre é possível entender melhor os fatos e as pessoas que nos rodeiam, e entender melhor a nós mesmos. E, da mesma forma, é preciso estar sempre atento para não cair em julgamentos apressados, ou até mesmo preconceituosos. É um aprendizado contínuo que faz referência à nossa própria identidade, às experiências que vamos vivenciando e às elaborações conceituais com as quais tomamos contato pela primeira vez, ou que já conhecíamos e reavaliamos a partir desta nova realidade que é cada dia a mais de vida. Educação continuada é isso, ou deveria ser isso. Eu creio que frases bonitas do tipo “juntos é mais fácil”, “juntos somos fortes” ou “um mais um é sempre mais que dois” espelham uma verdade, mas não espelham toda a complexidade que está implicada nela.
            A questão da participação possui uma dimensão política dirigida a procurar mudar a sua percepção no seio da sociedade como um todo, e avançar no sentido de uma legislação e instituições que incorporem seus princípios e práticas. Possui uma dimensão organizacional que diz respeito a abrir mais espaços para a sua prática no cotidiano do trabalho, como primeiro passo para aperfeiçoá-la e aumentar o número de pessoas envolvidas e comprometidas. E possui uma dimensão individual que se refere à postura pessoal frente ao desmonte da generalização das relações estratégicas e a busca da construção de consensos verdadeiros, de forma comunicativa. Se levarmos em conta as contribuições de Habermas, Kholberg e Bion, a possibilidade de construir um plano consensual de ação, por meio do diálogo, pode depender não só da alteridade de cada uma das pessoas envolvidas, mas também do estágio de desenvolvimento dos juízos morais dos participantes e do estado emocional do grupo de trabalho naquele momento específico.
            O campo da educação é um espaço privilegiado com relação tanto à possibilidade de vir a discutir a participação, como para a sua vivência por meio de experiências e manifestações distintas. A gestão escolar passa tradicionalmente pelo convívio e participação em órgãos colegiados como conselhos e o trabalho em comissões. O processo de aprendizado, desde a discussão e elaboração de uma proposta pedagógica, até a sua prática e avaliação, é todo permeado pela questão da participação, pelo incentivo à interação de cada um com os colegas e com os demais segmentos envolvidos. Creio também que há um consenso, pelo menos em nível teórico, a respeito de que a transmissão de conhecimento não é um ato de mão única, mas que aprender e ensinar devem andar juntos, o que só pode ocorrer a partir do desenvolvimento da sensibilidade de cada um para com o outro. Ou seja, a aptidão para o diálogo tanto é uma necessidade para o sucesso das formas participativas de organização do trabalho, como é uma necessidade para o sucesso do processo pedagógico.

GUTIERREZ, Gustavo Luís. Por que é tão difícil participar?: O exercício da participação no campo educacional. São Paulo: Paulus, 2004. (p. 57-59)

LEIA! REFLITA! DEBATA! SOCIALIZE!

Mais informações »

POR QUE NÃO HÁ O DIA DO HOMEM?

0 comentários
??POR QUE NÃO HÁ O DIA
DO HOMEM?


            É comum ouvirmos esta indagação. E muitas das vezes feita por professores de história.
         Sim, professores de história!
?         A mulher continua “proletária do proletário”...
         Neste 08 de março de 2011 neste nosso Brasil da intolerância, da exclusão, do faz de conta, não podemos deixar que um dia lutas se confunda com carnaval...
         Há homens que continuam sendo execrados nessa nossa sociedade intolerante e excludente, como são os casos do médico Dionísio e do sindicalista Agamenom (Maracanaú).
         Dionísio nem sequer tem contado com a “solidariedade” do corporativismo dos médicos...
         Agamenom amarga a volta do peleguismo e de governos nazi-fascistas-stalinistas.
         A vítima maior deste momento de volta do peleguismo e de governos nazi-fascistas-stalinistas tem sido uma mulher:

A profa. Vânia.

         Total e irrestrita solidariedade à profa. Vânia.

Maracanaú/Ce, 22 de Fevereiro de 2011


Militantes do PPS
Mais informações »

Convite

0 comentários
Convite
A Comunidade Santa Terezinha, no Bairro Autran Nunes – Fortaleza-Ce, tem a honra de convidá-lo para a Reunião do Movimento Ceará de Paz, a realizar-se dia 27 de Fevereiro de 2011 as 14:00hs.
Local: Igreja Santa Terezinha, Rua Des. Felismino, s/n, Autran Nunes.
Para mais informações ligue:
87205473 - Janira
Mais informações »

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS PRESTA CONTAS

0 comentários






SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS PRESTA CONTAS

 O Sindicato dos Comerciários de Maracanaú está convocando a categoria para prestação de contas.
O evento acontecerá no dia 23/02/2011, na sede da entidade (Av. III, nº 486-A, Conj. Jereissati I).
1ª Convocação: 19:00h
2ª Convocação: 19:30h

DIVULGUE! PARTICIPE!

         Precisamos desprivatizar as entidades e instituições.
Mais informações »

VOCÊ PRECISA SABER:

0 comentários

VOCÊ PRECISA
SABER:
        
“Eu, Luís Sinval, juntamente com o prof. Tarcísio e Francisco Caminha, em 1995 fundei o PSN (PHS) em Maracanaú. Por 3 mandatos fui presidente do citado partido, de   outubro   de   1995  a  março de 2003.
Nesse período fui candidato a vice-prefeito, em 1996, pela coligação Maracanaú Novos Rumos (PSN, PMN e PAN 1996). Em 1998, fui candidato a Deputado Estadual pela coligação composta pelo PSN, PTdoB e PL.
         Em 2000, já PHS sob meu comando, participando da coligação composta de PHS, PPB (PP) e PL, elegemos dois vereadores: José Patriarca Neto e Carlos Francisco Ribeiro. Nesse período, fui cargo de confiança, até 2004, do então prefeito Júlio César; de 2006 a 2008, fui funcionário contratado pela Prefeitura de Maracanaú, lotado no Hospital da citada cidade.
Em 2009, sem nenhuma justificativa, não fui renomeado. Fui traído pelo presidente e seus apaniguados do meu atual partido (PP), do que fui por 2 mandatos Secretário Executivo e em 2008 fui presidente do Comitê Financeiro. Em contrapartida, o seu presidente nomeou sua esposa e os três filhos e seus bajuladores.
Hoje estou sem emprego, abandonado pelos meus chefes políticos, vivendo de favores de amigos.

“Sinval, 08 de Fevereiro de 2011”

COMENTE! DIVULGUE!
Mais informações »

LEMBRETE

0 comentários
LEMBRETE

Lembramos que domingo - 06/02/2011, acontecerá reunião do PPS, em Maracanaú.

Horário: 09 às  12 horas
Local: Rua 36  N° 479, Conjunto Jereissati I

Mais informações »
 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine