125x125 Ads

SHOW DE TORTURA EM MARACANAÚ

0 comentários

SHOW DE TORTURA
EM MARACANAÚ

31/01/2012
DIVULGUE! COMENTE!

Torturador chefe:
MANUEL ALCIDES
Assessor Especial:
EUDÁSIO
Os torturadores devem superar as torturas de que foi vítima Gregório Bezerra...
Convidados Especiais:
- ROBERTO PESSOA
- ALEXANDRE PEREIRA

Hora: 16 horas
Local: Centro Cultural Dorian Sampaio



Mais informações »

Quem promete, deve !

0 comentários
Quem promete, deve !
Manoel Alcides
Você deve a Maracanaú um show de torturas...
31/01/2012 é uma data propícia...
Tente superar as torturas de que foi vítima Gregório Bezerra......
É provável que seja recompensado  com um fade!
Mais informações »

Moção Contra Governo

0 comentários
Moção Contra Governo

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Maracanaú aprovou moção de repúdio “ao atual governo municipal de Maracanaú que não forneceu alimentação para a realização da 1º Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social.”
Divulgue! Comente!

Mais informações »

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

0 comentários
TRANSPARÊNCIA E
CONTROLE SOCIAL


O Brasil inteiro – de norte a sul, de leste a oeste – está sendo mobilizado para participar da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Maracanaú fará a Conferência Municipal quinta-feira, 26/01/2012.
O evento é público. Toda e qualquer pessoa pode e deve participar...

Horário: 08 às 17 horas
Local: Escola Profissionalizante da Pajuçara

Mais informações:
Ouvidoria da Prefeitura de Maracanaú

        Precisamos trabalhar a superação da cultura da corrupção, cujo simbolismo maior, mais visível é o sonho, a ilusão do “emprego” de vereador(a)..., pela cultura da fraternidade, da ajuda mútua, da solidariedade, do socialismo...

DIVULGUE!     PARTICIPE!


Mais informações »

O BRASIL REAL

0 comentários
O Brasil Real

Conheça mais e melhor O Brasil Real.
Leia - Época,23/01/2012, n. 714, - Exclusivo  "Vou te contar eu sou Bandido".


Reflita!
Divulgue! Comente!
Mais informações »

O MDB E A CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

0 comentários
O MDB E A CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


Os golpistas de 64 criaram o MDB para legitimar a ditadura...
Transformamos MDB/PMDB numa frente de lutas legal contra a ditadura...
Equivocados defendiam o voto nulo...
Precisamos transformar a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social num instrumento de lutas contra os novos golpistas, os equivocados e os corruptos!

LUTEMOS!

OMISSÃO É CONIVÊNCIA.
FAÇA A SUA PARTE!


Mais informações »

ELEIÇÕES NA SOPOEMA

0 comentários
ELEIÇÕES NA SOPOEMA


A sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú (SOPOEMA) realiza eleições no dia 29/01/2012.
Ao contrário de outras entidades, principalmente sindicais, o edital está sendo amplamente divulgado.

DESPRIVATIZAR É PRECISO!

        Comecemos pelas entidades e instituições da sociedade civil.


“O falador diz tudo o que sabe. O estorvador diz apenas o que não sabe. Os jovens dizem o que fazem. E os tolos, o que pretendem fazer”.
(Thierry Penard, professor francês)
Transcrição de Walter Gomes. O repórter.
waltergomes@opovo.com.br
(O Povo, 15 a 21/01/2012)

Mais informações »

Convite

0 comentários
“CEARÁ DE PAZ”

Convite

Convidamos para a reunião do “Ceará de Paz” de janeiro.
A reunião do “Ceará de Paz” de janeiro será no Parque São João, Siqueira, Maracanaú.
DIVULGUE!          PARTICIPE!

            O Movimento “Ceará de Paz” tem como articulador Dom Edmilson, como coordenadora Erotilde Honório, e como secretário Agnor Gurgel.
            O “Ceará de Paz” trabalha a desconstrução da cultura da violência e a construção de uma cultura de paz fruto do Estado democrático de direito...      
Participam, também, do “Ceará de Paz” a juíza Graça Quental, a jornalista Fátima Vilanova, militantes do MAP (Zequinha do Pirambu, Edmundo da Cidade Nova, Toinho do Genibaú, Roberto Sabino, Jânio do PPS), a líder comunitária Valnice, a presidente da SOPOEMA Irmã Leides...
            O “Ceará de Paz” tenta ser solidário às lutas dos excluídos(as), explorados(as), perseguidos(as)...
            O “Ceará de Paz” é plural, democrático, trabalha a inclusão, é político, mas supra-partidário!
            Vamos juntos desconstruir a cultura da violência e construir uma cultura de paz!

VOCÊ É BEM-VINDO(A) AO “CEARÁ DE PAZ”!

Dia: 29/01/2012 (Domingo)
Horário: 14 às 17 horas
Local: Associação dos Moradores do Parque São João (Rua Patativa do Assaré, 70), vizinho ao Posto de Saúde do Parque São João.

Contato: Valnice – s 8644.0458
Mais informações »

ADOLESCÊNCIACOMO OPORTUNIDADE

0 comentários

ADOLESCÊNCIACOMO OPORTUNIDADE

Mário Volpi
Oficial de Projetos do UNICEF no Brasil e
 coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes


A visão   predominante e estereotipada de nossa sociedade sobre adolescência   pode     ser   resumida na        expressão       "aborrecência". Mais do que uma simples brincadeira com a palavra, trata-se de uma visão fundada no olhar do adulto sobre esta fase da vida. Um olhar preconceituoso que vê o adolescente por aquilo que ele não é: não é maduro, não é responsável, não é paciente, não é obediente...
Diversas explicações sobre esta fase da vida foram construídas a partir da observação de aspectos do desenvolvimento físico e psicológico do adolescente, resultando numa visão reducionista da adolescência como fase da explosão de hormônios, das tensões e conflitos por afirmação da identidade, da inquietude e da contestação dos valores dos adultos. 
Ao observarmos a participação dos adolescentes nos diferentes campos da vida social, percebemos que os aspectos citados fazem parte da adolescência, mas não são toda a adolescência. Fase da vida, com características específicas de desenvolvimento, a adolescência está longe de ser um problema como pode parecer a adultos e teóricos do tema. Antes de tudo, a adolescência é uma grande oportunidade.
Oportunidade para o próprio adolescente, pois, em função do seu desenvolvimento, sua capacidade de aprendizagem é mais veloz e sua abertura para novas relações possibilita-lhe transcender ao universo familiar.
Como sujeito que vai ampliando sua autonomia diante do mundo, o adolescente abre-se para novas experiências, enfrentando desafios e propondo-se a participar como parte da solução dos seus próprios problemas e dificuldades. 
Oportunidade para a família, que passa a ter um sujeito que, além de demandar atenção e cuidados, pode contribuir na tomada de decisões; ajuda na solução de problemas; insere a família em novos contextos culturais, artísticos e de lazer; e interage de forma mais crítica, levando os pais e adultos a reverem suas atitudes, posturas e valores. Toda a família cresce e evolui quando o adolescente encontra nela um espaço de realização. O mito de que a adolescência é uma fase de ruptura com a família não se sustenta quando observamos o resultado da pesquisa “A voz dos adolescentes” (Unicef, 2002), que demonstrou que, entre diferentes formas de expressão, 95% dos adolescentes afirmaram ser a família o seu principal espaço de realização e de prazer, onde se sentem bem, onde buscam apoio e onde se sentem valorizados.
A adolescência é também uma grande oportunidade para a comunidade. Grupos de adolescentes fazendo teatro, música, esportes, defendendo o meio ambiente, debatendo as questões relativas à sexualidade, produzindo seus próprios meios de comunicação, organizando ações de voluntariado e assumindo responsabilidades nos grupos e associações comunitárias dão vida às comunidades e constituem-se em verdadeiros atores sociais capazes de modificar para melhor o lugar onde vivem. São adolescentes comunicadores que, na rádio comunitária, no jornalzinho que circula na escola e no grupo de teatro que debate questões como a violência, movimentam toda a comunidade com idéias novas e abordagens diferenciadas para velhos temas, gerando uma dinâmica de descobertas dos valores, da cultura, da história e das pessoas da comunidade que, em geral, são esquecidas pela supervalorização dos produtos culturais da sociedade de consumo. 
A adolescência é também uma grande oportunidade para as políticas públicas. A escola, os programas de saúde, de assistências social, de trabalho, de cultura, esporte e lazer, dentre outros, podem se transformar em espaços de experiências profundas de cidadania, desde que sejam capazes de favorecer o diálogo, a participação e a presença dos adolescentes com seus saberes, desejos, sonhos e vivências. 
As experiências de participação de adolescentes na gestão das políticas públicas como, por exemplo, nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, demonstram que a simples presença de adolescentes nas plenárias do conselho modifica a agenda, obriga a um debate mais objetivo e pragmático e traz a discussão das políticas públicas para o cotidiano de suas necessidades e direitos. 
Portanto, os mais de 21 milhões de adolescentes brasileiros representam uma grande oportunidade de desenvolvimento e mudanças positivas para o país. Tratá-los como problema implica reprimir todas as forças criativas e construtivas presentes nesta fase da vida. Tratá-los como cidadãos, sujeitos de direitos e atores sociais com uma contribuição específica para a sociedade, contribuirá para fazer um mundo melhor para todos.

Fonte: Revista Saber Viver >> Profissionais de Saúde

Mais informações »

CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

0 comentários

CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

DIVULGUE!    FAÇA ACONTECER!
www.consocial.cgu.gov.br

DESPRIVATIZAR O ESTADO É PRECISO!

      Vamos juntos construir um país em que os preceitos constitucionais (Constituição de 88) sejam respeitados por todos e todas, principalmente pelos agentes estatais e governamentais!

OMISSÃO É CONIVÊNCIA!


FAÇA A SUA PARTE!

Mais informações »

Encapuzados, por quê?

0 comentários
JORNAL DE HOJE / OPINIÃO

Encapuzados, por quê?

10.01.2012

Os fatos da semana passada – envolvendo policiais e governo-desnudaram um quadro impressionante. Estou me referindo à fragilidade da sociedade quando em situação inusitada. Também estou falando sobre o poder da boataria – arma usada em momentos de crise. Boataria que favorece a marginalidade – não apenas de bandidos, também dos que se escondem no anonimato para tirar prazer do medo de homens e mulheres.

“O que está acontecendo?” A pergunta que nos fazíamos morria no noticiário das rádios: policiais militares invadiram e se apossaram de quartel; tomaram as ruas e, juntamente com esposas e filhos, esvaziaram pneus de viaturas para que impossibilitassem o deslocamento de “ronda”. Mulheres guerreiras que se transformaram em escudos na defesa de esposos, filhos, parentes, amigos. Presentes, solidárias, esbanjando força.

Saiu nota oficial de protesto pela presença de crianças no movimento. Elas não eram para estar ali, mas muitas mães levavam-nas porque não tinham com quem deixá-las, e também para que aprendessem que “viver é lutar”.

Enquanto os discursos, as palavras de ordem ecoavam pela cidade, o Palácio era tomado por autoridades procurando uma saída para o impasse criado: atender ou não a pauta dos amotinados. Neste instante mais mulheres cresceram, como Socorro França, buscando um ponto que desse fim àquela situação. Firme, corajosa defensora da legalidade. Outra mulher, a desembargadora Sérgia Miranda, de plantão no Tribunal de Justiça, assinou a ilegalidade da greve, cumprindo seu dever.

Os marginais saíam de suas tocas e invadiam bairros, assaltando. E os cidadãos trancaram suas portas, tomados pela boataria alarmante e cínica. A cidade foi aos poucos despovoada, enquanto ficávamos em nossas casas. Viramos prisioneiros em nossos lares.
 
PS.: Encapuzados, por quê? Eram homens lutando por direitos, não marginais assaltando. Foi o ponto lamentável do movimento.

Adísia Sá
adisiasa@gmail.com 
Jornalista

Mais informações »

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL EM MARACANAÚ

0 comentários




TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL EM
MARACANAÚ


A parte municipal da 1ª Conferência Nacional sobre transparência e controle social acontecerá, em Maracanaú, em dois momentos.

DIVULGUE! PARTICIPE!

        O 1º momento será a pré-conferência, que será dia 09 (segunda-feira).
        Horário: 9 horas
        Local: Auditório da Secretaria de Saúde.
        O 2º momento -  a conferência – está previsto para 28 de janeiro de 2012.
        O tema da pré-conferência é “a sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.

OMISSÃO É CONIVÊNCIA!

        Vamos juntos construir uma cidade onde os preceitos constitucionais de ética, transparência e liberdades sejam respeitados pelos agentes estatais e governamentais!


Mais informações »

VEJA! LEIA!

0 comentários
VEJA!     LEIA!


REFLITA!         SOCIALIZE!

Tente entender individual e coletivamente...

Omissão é conivência. Participe!

Nossa participação:
Falta alguém nesta foto. Quem? Aprender é preciso! Tentemos.
Nesta atividade de ensino-aprendizagem o Sérgio pode e deve ser professor...

Vamos juntos construir uma sociedade com menos hipocrisia, menos cinismo...

Tente ver além do discurso e da aparência...

ACESSE:
http://candido-reflexoes.blogspot.com
http://maracanau-reflexivo.blogspot.com
Mais informações »

O CAPITÃO VAGNER E AS ELEIÇÕES DE FORTALEZA

0 comentários
O CAPITÃO VAGNER E AS
ELEIÇÕES DE FORTALEZA

Informações Da mídia afirmam que o PR poderá ter o capitão Vagner como candidato a prefeito de Fortaleza.
Não acreditamos!
O PR é uma sigla privatizada (leia as informações abaixo).
E mais:
O capitão Vagner parece ser uma liderança autêntica. Seja, não é uma falsa.
Comparemos com falsas lideranças que usam as categorias em proveito próprio, como outros e outras, ou operadores do Direito sem dignidade que usam a instituição à qual deveriam servir, como é caso do atual Procurador Geral do Estado do Ceará (PGR) Fernando Oliveira.
Na coluna Vertical – “O Povo”, 28/12/2011 – podemos ler:

* “Rival Político
            O presidente regional do PR, Lúcio Alcântara, está na Europa, onde passa o Reveillón. Ele nada fala sobre sucessão em Fortaleza, mas não nega simpatias pela prefeita Luizianne Lins. Principalmente, se ela se afastar de Cid Gomes.

* Haja dinamismo
            Quem surpreende sobre sucessão na capital é a vice-presidente do PR, deputada Federal Gorette Pereira. Apoiadora de Cid Gomes, avalia agora que Waldemir Catanho, assessor da prefeita, seria um bom nome para a prefeitura.

Mais informações »

O DIA EM QUE CAIU A MÁSCARA dos Ferreira Gomes é seus aliados

0 comentários
O DIA EM QUE CAIU A MÁSCARA

dos Ferreira Gomes é seus aliados








 
 
 
 
 
Artigo do Professor Antonio Mourão Cavalcante, no O Povo de hoje, sábado, 7.12. 2012. 
 
PÉS DE BARRO
 
Um governo que constrói maioria absoluta numa Assembleia Legislativa sempre obsequiosa; que tem sustentação num arco partidário chamado de imbatível - capaz até de eleger um poste -; que levanta prédios onde deverão funcionar hospitais, postos de saúde, delegacias de Polícia; que compra as armas mais sofisticadas e os veículos mais luxuosos para a Polícia poderia se acreditar acima do bem e do mal. Que nada lhe aconteceria, pois reinava absoluto. Mas eis que teimosos professores e rebeldes policiais colocaram esse governo de quatro. Foi à lona e até nos questionamos se não houve um grave nocaute.
A grande questão a refletir é exatamente a dimensão política dos episódios em causa. Por que um governo supostamente tão forte é nitidamente tão fraco?

Recordo que os manuais de Ciências Políticas advertem: “quanto mais um poder mostra força, mais fraco ele está”. O exemplo do Ceará é bem ilustrativo. Os pés são de barro. Os assessores insistem, através de seus ventríloquos midiáticos, que foi um episódio isolado, de líderes tresloucados, de uma turba ignara. Bando de irresponsáveis. Aproveitadores infiltrados. Voga tapar o sol com a peneira?
 
Estes acontecimentos exigem do governante que baixe a bola, busque soluções objetivas. Essa sustentação política, patrocinando tantas secretarias, autarquias e cargos a apaniguados, não é sólida. Existe outra realidade. O povo não aceita mais ser “encabestrado”. Por isso, é urgente que outros canais sejam construídos, onde possa ser gestado um novo pacto social. O arbítrio, a prepotência, a arrogância – o tempo dos coronéis biônicos e eletrônicos – fizeram água. Acabou-se. Não dá mais para desconhecer.
 
O povo do Ceará está mostrando mais maturidade do que seus dirigentes. Não dá mais para encobrir com propagandas enganosas. Voga a realidade. A dura realidade enfrentada por todos, no cotidiano. Há que sair dos palácios e dos canapés festivos dos chalaças. E, descobrir na rua, o que significa o clamor desse povo. Fora disso vira desatino. Feliz ano novo, governador.

Antonio Mourão Cavalcante

a_mourao@hotmail.com
Médico, antropólogo e professor universitário


Mais informações »
 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine