125x125 Ads

Docentes e discentes do Brasil, uni-vos!

0 comentários
FONTE: JORNAL O POVO
EDUCAÇÃO 28/01/2013
Docentes e discentes do Brasil, uni-vos!

Luiz Carlos Diógenes de Oliveira
lucadiogenes@hotmail.com
Diretor do Sintaf-CE
 

Karl Marx encerra seu afamado opúsculo de 1848, O Manifesto Comunista, lembrando da condição última de vitória do trabalho sobre o capital: “Proletários de todos os países, uni-vos!”. Adotemos um dístico parecido, divisa de uma cruzada nacional pela educação, como condição de vencermos as mais diversas formas de opressão: docentes e discentes de todo o Brasil, uni-vos!


Sem educação não há saída possível para a violenta barbárie em que se vive. A educação, mormente a fundamental, cria valores éticos e políticos na consciência dos discentes que os acompanham por toda a vida. Os estudos do educador biólogo chileno Humberto Maturana revelam que na infância e na adolescência se alicerçam os fundamentos para a autonomia de um crítico e consciente cidadão.


No livro Emoções e linguagem na educação e na política, ele diz: “Na infância, a criança vive o mundo em que se funda sua possibilidade de converter-se num ser capaz de aceitar e respeitar o outro a partir da aceitação e do respeito de si mesma. Na juventude, experimenta-se a validade desse mundo de convivência na aceitação e no respeito pelo outro (...), no começo de uma vida adulta social e individualmente responsável”.


O verdadeiro processo de desenvolvimento brasileiro, como a consistente construção de uma ordem social mais equânime e justa, depende de arrojada e ousada política pública voltada à educação. A sociedade civil cobra a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para o setor, quase o dobro do que hoje é praticado. A sociedade política está a normatizar esta legítima e soberana vontade popular. A fonte dos recursos orçamentários suficientes para atender a estas demandas populares e normativas é que não está devidamente aclarada. Esta fonte será nutrida por novos mananciais tributários, ou seus veios descerão às profundezas das bolsas petrolíferas que a natureza legou ao Brasil?


Os tributos brasileiros, por serem predominantemente regressivos, permitem a ilação de que a maioria do povo brasileiro está a crédito com as políticas públicas. Por outra vertente, se as riquezas do pré-sal são de todos os nacionais, não caberia a eles decidirem sobre seu destino final? Marx, que defendeu a escola pública, diria: “Docentes e discentes do Brasil, uni-vos!”



Mais informações »

CEARÁ DE PAZ

0 comentários
CEARÁ DE PAZ
Convite

Convidamos para a reunião do CEARÁ DE PAZ / MAP” de janeiro, que será no Jenibaú, Fortaleza.
                                           DIVULGUE!                        PARTICIPE!
O “CEARÁ DE PAZ” é um movimento fundado e articulado por DOM EDMILSON. Trabalha a desconstrução da cultura das violências e a construção de uma cultura de paz. Tem na Coordenação Herotildes Honório e na Secretaria Agnor Gurgel.
Roberto Monteiro, quando secretario de Estado no Ceará, era um dos âncoras do “CEARÁ DE PAZ” ...
Participam, também, das reuniões do “Ceará de Paz / MAP’’ a juíza Graça Quental, a jornalista Ivonete Maia, o prof. Cláudio Régis, o advogado Mardônio Almeida, Roberto Sabino, Edmundo dos Vicentinos...
O “MAP” foi fundado por Zequinha do Pirambú com o objetivo de conscientizar, articular, unir, organizar, mobilizar excluídos(as), explorados(as), perseguidos(as), trabalhadores(as) para lutar por vida digna!
As reuniões do “Ceará de Paz / MAP” contam com a participação de artistas, poetas, cantores, cordelistas, profissionais liberais, militantes políticos, religiosos(as)...
Entre eles: Cristina Poeta, Toinho do Jenibaú, Luis Leão, Daniel da Poeta, Leides da SOPOEMA, Jânio das Mensagens, Pastor Sinval, Irmã Mariana, Itapuytinga, Zelia do Zéquinha, Fernando da luta contra a corrupção, Ricarlos do Morhan e INCLUISCI, Vânia Paixão, Francileuda  
  “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA!”
O CEARÁ DE PAZ/MAP” não trabalha a “migração das violências” ....
“O CEARÁ DE PAZ / MAP” tem como objetivo, ousadia, utopia:
DESCONSTRUIR A CULTURA DAS VIOLÊNCIAS E CONSTRUIR UMA CULTURA DE PAZ, PAZ DAS JUSTIÇA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO EM TODOS OS ESPAÇOS E MOMENTOS!
As reuniões do “CEARÁ DE PAZ /MAP”, desde a reunião do Jardim Bandeirantes (Colégio Evandro Aires), são iniciadas e concluídas com a participação de LEIDES & DAMATA.
Você também será bem-vindo (a)!
O “CEARÁ DE PAZ/MAP” Reúne-se nos espaços de moradia a convite de lideranças, com o objetivo de orientar, apoiar, motivar as lutas por vida e vida digna!

No Jenibaú estaremos para apoiar, fortalecer, respaldar as lutas:

·         Pela DESPRIVATIZAÇÃO do Conselho Comunitário do Bairro Parque Genibaú (COPAGE).
·         Pela superação da fase de marketing do projeto Maranguapinho;
·         Contra as violências;
·         Por uma escola de ensino médio;
·         Por mais e melhor atendimento estatal na área de saúde;

Esta é uma oportunidade das lideranças do Jenibaú se encontrarem/reencontrarem e começarem/recomeçarem o processo de lutas por vida e vida digna!
Que cada uma e cada um faça sua parte!

Dia: 26/01/2014 (Domingo)
Hora: 14 às 17horas
Local: Rua Alves Batista, 900 (Associação Dom Helder Câmera), Jenibaú, Fortaleza/CE

 “...é relevante a condição de que a pior Democracia é preferível a qual quer ditadura, como também o objetivo da atividade estatal deve ser o bem comum e não a vantagem de uma minoria ou de quem governa.”


Gonzaga Mota (Comportamento, DN, 10/01/2014)  
Mais informações »

"Prefeito não tem pai"

0 comentários
FONTE: JORNAL O POVO


MENU POLÍTICO 19/01/2014

"Prefeito não tem pai"





"GRACILIANO RAMOS, QUE TODOS RECONHECEM COMO UM DOS MAIORES ESCRITORES BRASILEIROS, porém poucos sabem que eletambém foi um dos melhores prefeitos que o Brasil já teve"Em artigo que escrevo às quintas-feiras para a editoria de Opinião, abordei a “Choradeira dos prefeitos” 
(http://goo.gl/Kv7bdu), depois que os nobres chefes de Executivo do interior passaram a se queixar da falta de recursos públicos para pagar o salário mínimo de R$ 724, vigente a partir de janeiro.

O valor talvez seja menos do que alguns deles gastam, em poucos dias, para abastecer as suas possantes 4x4, que usam para visitar, de vez em quando, a cidade que administram, posto que preferem morar em Fortaleza, pois ninguém é obrigado a habitar locais de poucos recursos, como a maioria das cidades da hinterlândia cearense.


Depois me ocorreu que poderia escrever alguma coisa que lhes servisse de inspiração para amealhar recursos e fazer frente ao exuberante reajuste do mínimo. Todos sabem que o salário é reajustado todo ano - e já faz algum tempo, acima da inflação - mas, como os prefeitos são muito ocupados, eles ficam sem tempo para se precatar dessas minúcias.


Foi então que me lembrei de Graciliano Ramos, que todos reconhecem como um dos maiores escritores brasileiros, porém poucos sabem que ele também foi um dos melhores prefeitos que o Brasil já teve, nos parcos três anos em que comandou a Prefeitura de Palmeira dos Índios (AL), entre 1927 e 1930. Do período, Graciliano legou-nos dois relatórios - prestação de contas ao governador de Alagoas -, nos quais expõe seu método de trabalho, muito avançado, mesmo passados mais de 80 anos, comparando-se com o que ainda campeia por essas plagas.


Para começar, no primeiro ano de mandato Graciliano aumentou em 43% a receita prevista. Para conseguir o feito, agiu deste modo: “Não empreguei rigores excessivos. Fiz apenas isto: extingui favores largamente concedidos a pessoas que não precisavam deles e pus termo às extorsões que afligiam os matutos de pequeno valor, ordinariamente raspados, escorchados, esbugrados pelos exatores”. Quanto às “lamúrias, reclamações, ameaças, guinchos e coices” que recebia dos queixosos: “Fechei os ouvidos, deixei gritarem, arrecadei 1:325$500 de multas”. O mestre Graciliano revolucionou a pequena Palmeira dos Índios: limpou a cidade, proibiu a criação de animais soltos nas ruas, investiu em bairros pobres, melhorou a educação e abriu estradas. De quebra, confrontou a corrupção: “Dos funcionários que encontrei em janeiro do ano passado restam poucos: saíram os que faziam política e os que não faziam coisa nenhuma. Os atuais (...) cumprem suas obrigações e, sobretudo, não se enganam em contas”. Ele tinha consciência do resultado de suas ações: “Se a minha estada na prefeitura por esses dois anos dependesse de um plebiscito, talvez eu não obtivesse dez votos”. E ainda: “Perdi vários amigos, ou indivíduos que possam ter semelhante nome. Não me fizeram falta”. 


Para Graciliano, o interesse público estava acima de questões pessoais e familiares. Ele não perdoou nem mesmo o pai, multado por deixar animais soltos, proibido pelo código de posturas do município. O velho foi queixar-se na prefeitura e ouviu a reprimenda do filho:

- Prefeito não tem pai, a lei vale para todos.
(Então? Qual prefeito se habilita a seguir o exemplo de Graciliano?).

Mais informações »

Comida é prioridade

0 comentários
Fonte: Jornal O POVO


ARTIGO 18/01/2014

Comida é prioridade





Mais uma vez os pobres de Fortaleza vão ser penalizados. O Governo Estadual, passando a responsabilidade para a Prefeitura Municipal, anuncia o fechamento do único restaurante popular ainda existente na cidade, a partir de 31 de janeiro. Mais uma virada de pauta nas prioridades da administração. Já falei isso aqui, e continua. O pretexto é: a administração do restaurante deve passar do Estado para a Prefeitura de Fortaleza, mas não há data para a reabertura. Curiosamente, a mesma desculpa de quando foi fechado outro restaurante popular no Centro da Cidade. O governo deve pensar que fornecer comida a preço popular é coisa feia. Privilégio.

Esse restaurante fica em Parangaba. Segundo a imprensa, são servidas 1.400 refeições dia, sobretudo as pessoas idosas.” A procura é tanta que a fila chega a dar volta no quarteirão.” “Não pode acabar esse almoço. Há 11 anos comemos aqui. Muita gente depende desse almoço e por isso faço um apelo às autoridades.” Diz um aposentado que faz refeições. Continua a reportagem: “A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) que mantinha o restaurante não se pronunciou sobre o fechamento do local.” A Prefeitura de Fortaleza, que vai reorganizar o projeto, disse que o processo de repasse ainda está sendo feito e que, por enquanto, não existe nenhum posicionamento. (G1.CE -16.1.14)

Como seria bom se alguns vereadores – dignos representantes do povo – pudessem abraçar essa causa. Ela é justa. Legítima. Humana. Prioridade. Não pode haver descontinuidade. Se parar, vão esquecer. Temos exemplos no passado. O papa Francisco tem insistido nessa perspectiva. Vale lembrá-lo: “Sabe-se que a produção é suficiente e mesmo assim existem milhões de pessoas que sofrem e morrem de fome: isto constitui verdadeiro escândalo. É necessário encontrar modos para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que aumente o abismo entre quem mais tem e quem deve se contentar com as migalhas, mas sobretudo por exigência de justiça, de equidade e de respeito por cada ser humano.”

Não tem dinheiro? Ora, quem constrói aquário para turista brincar de bilu-bilu com os peixes ou faz festa de passagem de ano com tantos gastos, não pode se negar a pagar um prato de comida a quem tem fome. Ou então, esse governante não é digno do cargo que ocupa.

Antônio Mourão Cavalcante
a_mourao@hotmail.com
Médico, antropólogo e professor universitário
 A REUNIÃO DO CEARÁ DE PAZ/ MAP
DE JANEIRO SERÁ NO GENIBAÚ...
DIVULGUE! PARTICIPE!

Mais informações »
 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine