125x125 Ads

Uma tarde com Sócrates!

O POVO

Artigo 06/03/2012 - 01h30








Uma tarde com Sócrates!


“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates". Steve Jobs, o “cara” do tablet, deixou este recado para as escolas. Para Sócrates, o “cara” do diálogo, educação é o desenvolvimento da capacidade de pensar, o que conduz (ou deveria) à essência da escola.
Como será que nossas escolas têm encarado esta invencionice socrática? Os diretores de nossas escolas “teriam este papo cabeça” do Mr. Jobs com seus alunos?

Enfim, a escola existe para melhorar o mundo. E isso somente é possível educando o homem. Educar significa “trazer pra fora”. É um ato transformador, ensina Paulo Freire. É ajudar o jovem a decidir bem a construção da sua história. Para tanto, ele precisa reconhecer-se capaz e sentir, na solidariedade ao outro, o mantra do He-Man, o “filósofo” da TV: “Eu tenho a força!”.

Educar é aprumar “no rumo da venta” o poder do jovem no comando da nave de sua vida. Presenciei esse poder em um projeto social realizado por jovens do IFCE. Os “meninos” organizaram um teatro em uma escola da periferia onde os alunos desta escola eram os atores. Um dos atores, meio acabrunhado, me chamou a atenção.

Dei “uma de Xuxa” e, na intimidade de uma cutucada no cangote dele, perguntei se tinha gostado da peça. Capiongo e com a voz encruada, ele respondeu: "Foi massa, fessô. Deixei de ir prum assalto pra vir prêsse teatro!”

Estatelei na hora! Lembrei-me da música do Gil onde o super-homem muda o curso da história. Naquela noite de sol, os jovens do IFCE mudaram o curso da história daquele “jovem ator”, evitando que ele roubasse, matasse ou morresse.

É isso! A Escola (em maiúsculo) tanto salva quanto “arremeda”! Ela deve despertar no jovem sua autoestima, sua melhor versão. E em se percebendo na sua plenitude humana, que ele diga a si mesmo como Dom Quixote a Sancho na cena final: “tentei dar o máximo de mim; é o melhor que o homem pode fazer na vida!“.

Mauro Oliveira
mauro.oliveira@fortalnet.com.br
Ex-diretor do IFCE e PhD em Informática





0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine