125x125 Ads

Tribo Pitaguary recebe 6 toneladas de alimentos



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Unifor

Tribo Pitaguary recebe 6 toneladas de alimentos

06.11.2013

Mantimentos foram arrecadados durante campanha no Mundo Unifor; 4 mil pessoas fazem parte da tribo
Feijão, arroz, açúcar, macarrão e café. Embora esses alimentos sejam vistos em nossa mesa diariamente, muitos deles não chegam com tanta facilidade a alguns lares espalhados pelo Ceará. Ciente disso, durante a manhã de ontem, a Universidade de Fortaleza (Unifor) levou seis toneladas de alimentos às famílias da Tribo Pitaguary, em Maracanaú, com o intuito de ajudar a comunidade carente da região.
A diretora de Marketing da Unifor, Erotilde Honório, entregou as doações ao pajé Barbosa, líder da tribo formada por 1.400 famílias em Maracanaú Foto: José Leomar
Isso foi possível por meio de uma campanha de doação liderada pela Universidade, durante o Mundo Unifor, e contou com o auxílio de gestores, professores e estudantes.

"O mundo é nossa aldeia. Os índios são muito esquecidos e passam necessidade, por isso precisamos olhar para eles", disse a professora Erotilde Honório, diretora de Marketing da Unifor.

Necessidades

A Tribo Pitaguary é dividida em seis aldeias e formada por 1.400 famílias e cerca de 4 mil pessoas que, ontem, comemoraram a fartura de comida garantida para os próximos meses. Na opinião do pajé Barbosa, líder da Tribo, atitudes de solidariedade servem para confortar e suprir a necessidade de muitas famílias que foram atingidas, principalmente pela escassez de chuva durante o ano.
"Nosso inverno foi ruim, nossos açudes não encheram e, por causa disso, não está fácil viver só da caça e da pesca. Precisamos de mais. Quando recebemos alimentos, vemos que vocês são nossos irmãos, ficamos muito gratos", disse, emocionado com a doação, o pajé Barbosa.
A coordenadora da Organização Mãe Terra, que atua dando apoio a Tribo Pitaguary, Madalena da Silva, conta que a maioria dos índios não tem geração de renda e é carente, então, é sustentada por doações de escolas e universidades.
"Muitos de nós são professores, vigilantes, pedreiros e domésticas. Uma parte trabalha em postos de saúde e escolas localizados dentro da nossa própria comunidade, outros vivem do artesanato e agricultura, mas ainda existem muitos carentes, que dependem de outros fatores para obter sustento. Tenho certeza de que essa fartura de alimento será muito bem utilizada", compartilhou.
Compromisso

Madalena da Silva também é professora de uma das três escolas indígenas da Tribo, que beneficiam cerca de 600 alunos. Lá, tem o compromisso de incentivar o amor pela tradição e cultura indígenas.
"Muito do que temos vem do nosso passado, das nossas lutas e valores, queremos que as crianças e jovens da tribo cresçam cientes do seu papel no mundo. Também incentivamos que sejam gratas por ações desse tipo", complementa Madalena. Os alimentos doados serão distribuídos conforme a necessidade de cada família indígena.

Mais informações
Para doar água ou alimentos para a comunidade da Tribo Pitaguary, basta ligar para (85) 8819.6008 e falar com Madalena da Silva

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine