125x125 Ads

A banalização de crimes sexuais infantis: basta!

OPINIÃO                                                                                                                                     O POVO
VIOLÊNCIA 13/03/2012 - 01h30
 
 
 

A banalização de crimes sexuais infantis: basta!

"A Justiça precisa agir com mais rigor em crimes de pedofilia. São crimes hediondos "
 
Absurdamente a cada oito minutos, uma criança é abusada sexualmente no Brasil e a cada dez horas uma é assassinada. Em seis anos foram 5.049 homicídios de brasileiros com idade até 14 anos. São crimes revoltantes que causam repugnância por ofender valores morais e éticos. Banalização e falta de bons projetos de prevenção e punição!

Brasília virou o ano de 2011 sob o impacto de crimes bárbaros contra crianças. Um pedreiro foi preso por sequestrar, violentar e matar cruelmente uma menina de nove anos no Natal. Era foragido da Polícia. Por que a justiça tanto falha? Não há um cadastro de fugitivos?

Um padre foi preso por abusar sexualmente de seis crianças pobres e filhos de fiéis da igreja. Foi preso deitado na cama ao lado de uma mulher nua. O celibato não implicaria castidade? Um pastor foi detido por vários crimes sexuais infantis, assim como vários outros pais/parentes foram presos por abusar ou estuprar crianças.

Outro pai foi preso por abusar e engravidar a própria filha de 11 anos. Absurdamente essa criança tem um filho do seu próprio pai! Terrível trama onde um tio também abusava da menina e foi preso. Como conceber violações de direitos tão repugnantes e tão comuns?

A Justiça precisa agir com mais rigor em crimes de pedofilia. São crimes hediondos. Importante que governo e órgãos competentes ajam com rigor na prevenção (campanhas competentes na mídia, especialmente TV, escolas e comunidades) e punições exemplares.

É fundamental que conteúdos eróticos e sexuais nas programações televisivas e músicas apelativas sejam regulamentados. Crianças inocentes cantam e dançam essas apelações. O que fazem os órgãos de regulamentação de conteúdos abusivos na mídia? Esses abusos incentivam práticas sexuais precoces e comportamentos sexuais inadequados. Assistimos a um estupro virtual no BBB? Esses fatos merecem profunda reflexão e ações efetivas do governo.

É hora de dar um basta à crise moral, ética e de impunidade e assumir uma sociedade mais civilizada. Educar para o sexo, paternidade e maternidade com responsabilidade! Independente de escolaridade e de nível social, todo cidadão deve assumir o seu compromisso responsável na coletividade.

Educação nas famílias, nas escolas em todos os níveis de escolaridade e comunidades com conteúdos em direitos humanos, cidadania, coletividade e civilidade devem ser praticados. Atitude cidadã de vigilância e de denunciar quaisquer violações de direitos dentro e fora de casa. Só assim deixaremos de iniciar novos anos em pleno século 21 com relatos de crimes tão cruéis.

Vivina do C. Rios Balbino
vivinarb@hotmail.com
Psicóloga, mestre em Educação e professora da Universidade Federal do Ceará 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine