125x125 Ads

Eleições no Judiciário

O POVO 

Artigo 13/03/2012 - 01h30

Eleições no Judiciário 

 A magistratura nacional acumula grandes esperanças de que a democratização interna do Judiciário, garantindo-se a participação de juízes de primeiro grau na tarefa de definir os rumos da instituição, venha a representar passo decisivo para aperfeiçoar a administração do Poder, alavancando a qualidade dos serviços prestados.

Organizado em estamentos, burocrático, regido por uma lei oriunda da ditadura militar, concentrando poder nas cúpulas, somente acessíveis pela vontade de quem lá já chegou, a reforçar um traço hierárquico construído na prática das relações entre seus agentes e não conceitualmente, o Poder Judiciário no Brasil adota modelo que se mostra esgotado e que clama por mudanças profundas.


O propósito de oxigenar a estrutura judiciária ganhou novo alento com a apresentação ao Senado, no último dia 29, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 8/2012, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que tem o objetivo de assegurar a participação de todos os juízes vitalícios na eleição dos dirigentes de tribunais de justiça e tribunais regionais federais.


A escolha, hoje restrita aos próprios membros dos tribunais, e conferindo grande espaço para a antiguidade, tem se mostrado inadequada para as exigências que recaem sobre nossa Justiça. A complexidade das atividades e das demandas não mais admite que membros do Poder possam assumir os cargos de direção sem que haja qualquer projeto prévia e amplamente debatido, bem como comparado com outros num embate eleitoral, especialmente para o fim de nortear a melhor opção.


A democratização interna, que hoje já contabiliza avanços importantes como as comissões de orçamento e os processos de consultas públicas para a confecção de atos normativos, ganhará impulso marcante com a aprovação da PEC, contribuindo para que juízes de primeiro grau, vivenciando as dificuldades do sistema de justiça a partir de outra posição, possam aperfeiçoá-lo em prol da população.


A medida, portanto, mais do que aos juízes, interessa a toda a sociedade.

Marcelo Roseno de Oliveira
marceloroseno@yahoo.com.br
Juiz estadual e professor universitário

 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine