125x125 Ads

Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher

A Coordenação Nacional das Mulheres do PPS, ciente da importância histórica e simbólica desta data, saúda todas as mulheres, de todas as cores, continentes e países, na convicção de que nossas conquistas nos mais distintos campos de atuação, têm contribuído para as profundas transformações por que passa o conjunto das sociedades.

Contudo, a despeito das conquistas que já alcançamos, a violência que se abate sobre as mulheres, apesar de ter diminuído, ainda é um dos problemas que mais estão presentes no cotidiano de cada uma. A par disso, continua a insidiosa diferença salarial entre os sexos, onde, por um trabalho igual, as mulheres recebem em torno de 70%, em média, do salário dos homens. No campo de apoio ao trabalho faltam qualidade e vagas para crianças em creches públicas, fazendo que subsista – ainda – a figura da mulher doméstica e não trabalhadora. Por conta das múltiplas jornadas e atividades, o trabalho remunerado acaba por diminuir o rendimento econômico já diferenciado dos homens.
Na data em que comemoramos séculos de luta, e o reconhecimento da importância da mulher na estruturação do ser social de cada cultura, organização política e sistema produtivo, ainda não estamos plenamente representadas nas Casas Legislativas e no Poder Executivo. Nossa efetiva participação na vida política da sociedade é muito aquém de nossa importância e capacidade.
Esse é o nosso maior desafio no século XXI. Nossa meta é materializar politicamente as mudanças que já produzimos no seio da sociedade, com nossa crescente participação no mundo da política, trazendo para essa seara os problemas que afligem a mulher, nos mais diversos campos da vida social, a começar pela família, maternidade, trabalho e lazer.

Enquanto as mulheres não fazerem valer sua importância relativa no corpo da sociedade no campo da política e do sistema de representação da administração do poder materializado na gestão do governo, serão cidadãs de segunda classe, meras eleitoras de um universo que obstaculiza sua plena realização como sujeito histórico, uma simples coadjuvante de processos sociais, quando tem toda capacidade de ser protagonista das mudanças da comunidade, tão necessárias nos tempos que vivemos.
Por fazermos parte de um partido com larga tradição nas lutas das mulheres, que sempre teve importante inserção no mundo do trabalho e da cultura, estamos à vontade para conclamar as mulheres em seu Dia Internacional para que assumam a dimensão que falta para efetivar nossa maioridade como ser, e tenhamos na dimensão política o mais novo desafio a ser vencido, para que as lutas de todas as companheiras em todos os tempos e lugares tenham na conquista do poder político o último passo de sua autonomia!
Nossas bravas militantes históricas são prova viva de que é possível a igualdade de gêneros e é a esse desafio que a Coordenação Nacional da Mulher do PPS conclama todas as companheiras a se engajarem para que a luta de uma seja a de todas, bem como suas conquistas.
Por uma união fraterna, justa e pacifista.
Salve o Dia Internacional da Mulher!
Coordenação Nacional das Mulheres do PPS   

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine