125x125 Ads

O papel da Justiça na extirpação dos maus costumes políticos

 
         


LEIA!                                                                         
 REFLITA!

 

 

O papel da Justiça na extirpação dos maus costumes políticos

 

É o momento de a Justiça dar um firme exemplo de sintonização com a aspiração da sociedade


Os eleitores brasileiros votarão, este ano, mais confiantes de que o exercício da soberania popular (expressa nas urnas) esteja menos sujeito a distorções, agora que entraram em vigência os novos mecanismos de controle e fiscalização do processo eleitoral. Neste momento, ganha relevo o papel da Justiça, nas suas várias instâncias, sobretudo, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, onde deságuam as pressões dos grupos preteridos em virtude da desaprovação de contas e outros ilícitos, que passavam impunes em pleitos anteriores.

A conquista da democracia no Brasil não tem sido um processo fácil, em vista da longa transição ocorrida durante a passagem do regime ditatorial para o Estado Democrático de Direito. A antiga cultura política pré-64, fincada no patrimonialismo e no fisiologismo, que se manteve incólume durante a ditadura, ainda resiste à profilaxia trazida pela oxigenação democrática pós-Constituição de 1988.

Paulatinamente, por pressão da sociedade, novos mecanismos indutores de maior lisura, transparência e equidade no processo eleitoral vêm sendo introduzidos na institucionalidade brasileira (a exemplo da Lei da Ficha Limpa) para evitar que a expressão da vontade do eleitor nas urnas seja comprometida por antigos vícios eleitorais, mantidos por oligarquias políticas remanescentes. Estes grupos, menos poderosos do que antigamente, ainda têm poder de influência suficiente para lançar mão de tentáculos familiares, laços de amizade, pressão econômica e política para pressionar em favor da manutenção de seus antigos privilégios, inclusive o de burlar a lei.

Por tudo isso, ganha relevância a atuação dos magistrados. A sociedade mais do que nunca está de olhos neles esperando que cumpram com seu dever, neste momento em que é comum desabar sobre eles todo tipo de pressão dos que não têm mais espaço para a continuação de suas antigas estripulias. É o momento de a Justiça dar um firme exemplo de sintonização com a aspiração da sociedade, no que tange à depuração dos maus costumes políticos, não se deixando dobrar a qualquer pressão indevida, e assim a nova cultura política, democrática e transparente, possa se expandir e se consolidar no Brasil.

 
PÁGINA 6  O POVO
EDITORIAL -  11/07/2012
EDITORA-EXECUTIVA: Manoella Monteiro

 
Há operadores (as) do direito fazendo sua parte!
E você?
Tente vê além do discurso e da aparência... 
Acesse:
http://candido-reflexoes.blogspot.com
http://maracanau-reflexivo.blogspot.com
Facebook: Candidato Pinheiro Pereira – Pinheiro


DEBATA!                                          
                                                             COMENTE!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine