125x125 Ads

GOVERNOS E DROGAS

GOVERNOS E DROGAS

Drogas fascinam, iludem...
Governos, também!
Firmo Camurça, eleito prefeito de Maracanaú, em Outubro de 2012, escreveu:

“O combate às drogas como política essencial.”
 (O povo, 06/05/2014).
NO TEXTO PODEMOS LER:            

v  O governo municipal de Maracanaú adotou, como um dos seus eixos prioritários, a prevenção e o combate ao uso de drogas ao, em Junho de 2013, implantar o programa “Crack, é possível vencer”. Uma política pública do Governo Federal, em parceria com estados e municípios que visa desenvolver ações articuladas em três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade (Enfrentamento ao tráfico).
v  Em menos de um ano, Maracanaú já comemora importantes conquistas por meio desse programa. Em 2013, criamos o comitê Local de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, formado por 21 profissionais de diversas áreas de atuação, como saúde, educação, esporte, assistência social, cultura e segurança.
v  No primeiro trimestre de 2014, qualificamos os profissionais de saúde e da assistência social do Município para atuarem em ações de prevenção e de educação junto às comunidades.
v  Recentemente, também cadastramos e mobilizamos as comunidade terapêuticas da cidade para garantirmos leitos para internação, nos casos mais graves de dependência química.
v  Mais um passo importante será dado com a construção da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, no bairro Novo Maracanaú, que o governo Federal já liberou R$ 500 mil.. Na Unidade serão proporcionados aos internos a inclusão produtiva e o resgate familiar.

Destaquemos do último parágrafo:
“Na certeza que o poder público e a população de Maracanaú juntos, poderão vencer esse desafio.”
O enfrentamento da problemática das drogas, lícitas e ilícitas, pode e deve unir a todos e a todas...
Mas só teremos êxito se resgatarmos a Política e fizermos Política Democrática...
No destaque encontramos a expressão “Poder Público”, numa referência ao Estado... O estado brasileiro, principalmente a Prefeitura de Maracanaú, é público?
Para vencer este e outros desafios precisamos tentar superar as ilusões, o clientelismo, o patrimonialismo, o populismo...
Se o povo de Maracanaú, unido, organizado, consciente, mobilizado por suas lideranças, não fizer a sua parte, acontecerá com o programa “Crack, é possível vencer”, o que aconteceu com o “programa dos banheiros!”
Que cada uma e cada um faça sua parte!
Sem transparência e controle social haverá corrupção!
Firmo terminou seu texto com uma promessa:
“Em breve, novas ações...”
Nós aproveitamos o fechamento do nosso panfleto para fazer uma pergunta, pergunta dirigida, principalmente, às lideranças:
O comitê local de gestão do plano integrado de enfrentamento ao Crack e outras drogas, criado em 2013, está funcionando ou é um faz-de-conta como estão sendo os nosso conselhos, os nossos partidos, os nossos vereadores e vereadoras, as nossas entidades sindicais, as nossas entidades de moradores e moradoras, as nossas entidades de estudantes?

                                                 Maracanaú, 17/05/2014                           
Cândido Pinheiro Pereira
Prof. Cândido é militante do “Ceará de Paz” e do

MAP e da Comissão de Organização do INCLUISCI.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine