125x125 Ads

Lei de Acesso à Informação: para fortalecer a democracia

LEIA!



PÁGINA 6 O POVO
EDITORIAL 17/05/2012

EDITORA EXECUTIVA: Manoella Monteiro]opinião@opovo.com.br


Lei de Acesso à Informação: para fortalecer a democracia 

Caberá agora à sociedade brasileira e ao próprio Governo Federal fiscalizar a aplicação da lei

Não pode haver vida republicana, na plenitude do fundamento da expressão res (coisa) publica (do povo), sem a transparência dos atos e das contas dos governos. Assim como fica comprometida a vitalidade do chamado Estado Democrático de Direito se não houver instrumentos que permitam ao cidadão a fiscalização das ações de seus representantes. Na história do Brasil, ora por conta dos regimes ditatoriais que interromperam o amadurecimento de nossa democracia, ora por conta da matriz patrimonialista de nossa cultura política, entulhos burocráticos de diversas naturezas serviram de biombo entre os brasileiros e o escrutínio público das informações de órgãos e agentes do Estado.  

Assim, mesmo que tardia, é de se saudar a Lei de Acesso à Informação como um importante instrumento de fortalecimento da democracia brasileira. Gestada ainda no governo Lula e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei entrou em vigência ontem. A partir de agora, qualquer cidadão pode solicitar informações de interesse público ao Governo e deverá ter seu pedido atendido em até 20 dias. Além disso, os órgãos públicos de todos os Poderes ficam obrigados a facilitar a divulgação de suas informações à população por meio de seus sites na internet.

Essas medidas corrigem, entre outras anomalias, o tom autoritário do decreto no. 4553, de 27 de dezembro de 2002, proposto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que dispunha sobre a “salvaguarda de informações no âmbito da administração pública federal”. Em resumo, tal decreto permitia a prorrogação indefinida do sigilo sobre informações detidas pela administração pública e se configurava como estratégia para se sonegar à sociedade, ad eternum, a verdade histórica.

Caberá agora à sociedade brasileira e ao próprio Governo Federal fiscalizar a aplicação da lei para que essa não seja mais uma a cair no terreno pantanoso das letras mortas. O Brasil, que se fortalece e avança no cenário econômico globalizado, também precisa se apresentar à comunidade internacional em outros termos do ponto de vista político. A Lei de Acesso à Informação pode ser um início de conversa nesse sentido.

REFLITA!


DIVULGUE!

COMENTE!


FAÇA SUA PARTE!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine