125x125 Ads

Primeiro de Maio de 2012

Primeiro de Maio de 2012
Comunicado Conjunto de Partidos Comunistas e Operários contra a exploração capitalista e as guerras imperialistas!
Pela derrubada do sistema capitalista!
Pelo poder operário-popular, o socialismo-comunismo!

Trabalhadores de todo o mundo:

Os partidos comunistas e operários que assinam este manifesto por ocasião do Primeiro de Maio de 2012, que é de particular importância no momento que, em muitos países, os trabalhadores experimentam as consequências da crise capitalista, as consequências das guerras e intervenções imperialistas, a intensificação da exploração capitalista.
Nossa mensagem é clara: A classe operária possui a força de reverter a situação atual. Em todos os cantos do planeta, milhões devem gritar: Nenhum sacrifício por nossos exploradores. Pelo despertar, pela unidade e pela organização da classe em todas as partes. Pela luta da derrocada da política antipopular, para defender a vida da família operária da pobreza e do desemprego. Todos devem lutar por uma vida à altura de nosso trabalho e necessidades. Para que a classe trabalhadora se converta em força de poder.
Nossos partidos consideram que:
Em oposição às teorias burguesas e oportunistas, a realidade é que a classe operária não só não desapareceu como está se desenvolvendo e crescendo, em termos de quantidade e qualidade, como força básica de produção, independentemente das mudanças em sua estrutura e da composição devido às transformações no processo de produção causados pelo progresso tecnológico. A classe operária é a força motriz do desenvolvimento social e sua missão histórica é a abolição da propriedade privada sobre os meios de produção, da exploração do homem pelo homem, a eliminação total das classes. Não existe outra força social que possa desempenhar este papel.
Hoje, a realidade da crise econômica capitalista que se manifesta de forma sincronizada em vários países capitalistas, mais uma vez demonstra que o capitalismo, que está na etapa superior de seu desenvolvimento, a etapa imperialista, provoca sofrimento a milhões de trabalhadores em todo o mundo, gera pobreza e desemprego, padece de contradições incuráveis que se apresentam mediante crises cíclicas e guerras pela expansão da atividade comercial dos monopólios, divisão dos mercados, controle das fontes de riqueza.
A crise do capitalismo evidencia os limites históricos do sistema enquanto a classe operária, que não possui à sua disposição os meios de produção, é o “coveiro” do modo de produção capitalista. Este papel histórico revolucionário da classe operária requer sua organização em classe para si. A formação e o fortalecimento do Partido revolucionário são necessários para que a classe trabalhadora tome consciência de sua missão, para que estabeleça uma estratégia revolucionária, para que dirija a implacável luta de classes contra o capital.
A classe operária não pode obter êxito com a linha do “consenso social” e da “paz social”, segundo defendem as forças reformistas e oportunistas. Os muitos anos de experiência negativa demonstram que esta linha levou ao enfraquecimento do movimento sindical, o qual a socialdemocracia e as forças do oportunismo têm responsabilidade básica. Hoje em dia é necessário para o sustento do capitalismo que se desmantelem até as conquistas mais básicas obtidas nas décadas anteriores, como resultado da luta de classes a nível nacional e internacional.
A luta trabalhadora para impedir medidas antipopulares, por reivindicações e conquistas econômicas e sociais nas condições do capitalismo, não pode separar-se da luta pela sociedade socialista-comunista.
A luta por reivindicações econômicas, sociais e políticas, com base nas necessidades contemporâneas do povo e da classe operária, objetiva agrupar, concentrar e preparar as forças trabalhadoras para confrontações duras com o sistema de exploração. Não se restringe em ter algumas conquistas imediatas. A luta está vinculada à meta de derrotar a barbárie capitalista. A classe trabalhadora produz a riqueza e deve exigi-la na luta por seu próprio poder.
Este esforço se está levando a cabo em condições mais difíceis, devido à contrarrevolução na URSS e nos demais países da Europa Central e Leste, que levou, temporariamente, ao retrocesso do movimento, ao aumento das ilusões fomentadas pela burguesia de que o capitalismo é o “fim da história”. Depois de vinte anos, os impasses do capitalismo demonstram a necessidade e vigência do socialismo. Estudamos a experiência da construção socialista no século XX, sem sermos negativos e sem reduzirmos a nada sua contribuição positiva e insubstituível. Tentamos tirar conclusões que farão com que nossos partidos sejam mais capazes e que servirão como armas para os trabalhadores em todo o mundo, revitalizando sua consciência e crença no poder operário, no socialismo-comunismo.
Operárias e operários:
Trabalhadores de todo o mundo!
Rendemos homenagem ao Primeiro de Maio, aos sacrifícios, às lutas da classe trabalhadora mundial, enviando a todo o mundo uma mensagem militante de solidariedade nas manifestações da data. Comprometemo-nos a contribuir mais decisivamente na organização do proletariado e na luta de classe em nossos países, a nível regional e internacional, para derrotar o poder dos monopólios, para acabar com a barbárie capitalista, pelo socialismo.
Protestamos em todo o mundo contra a exploração capitalista, as guerras e as intervenções imperialistas em detrimento dos povos. Pelo direito de cada povo em escolher seu futuro sem a intervenção imperialista estrangeira.
Viva a classe operária mundial!

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNÍ-VOS!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine