125x125 Ads

Quando o dia da eleição vai além da obrigatoriedade do voto


Quando o dia da eleição vai além da obrigatoriedade do voto



ESPERANÇA 

 Quando o dia da eleição vai além da obrigatoriedade do voto Há cerca de 20 anos, o mesário voluntário Francisco Carlos, mais conhecido como Careca, leva um recheado café da manhã para os 400 votantes da secção eleitoral que ele preside na Praia de Iracema. Para além da obrigação do ato cívico, o taxista espera que o dia seja de esperança e de amor. Conheça um pouco mais deste brasileiro
Tem quem diga que no mundo da política não há espaço para delicadezas. Mas, no dia das eleições, o mesário voluntário Francisco Carlos, o Careca, usa da gentileza para tirar um pouco do gosto amargo do tema.

A “cidadania” é o que move o taxista a levar, no dia das eleições, há cerca de 20 anos, um recheado café da manhã para a secção da qual ele é presidente, na Praia de Iracema. Como ele mesmo diz, o voluntário se torna “a primeira boa notícia do dia” para as 400 pessoas que cumprem a obrigação do voto, a cada dois anos, em sua secção.

Numa escola da rua dos Tabajaras, mesmo quando a Praia de Iracema estava esquecida pelo poder público, o mesário tem recepcionado os eleitores com pães, bolos, sucos, sanduíches, mungunzás, tapiocas, “até tapete vermelho”, e colhido sorrisos.

As lições de cidadania, conforme explica, vêm de berço. “Minha mãe morreu com 90 anos e votou até morrer”, recorda, ao frisar que a ideia de transformar o dia da votação em “algo diferente” nasceu de um triste episódio vivenciado por ela.

“Mamãe ficou contrariada quando foi votar e presenciou uma cena de violência dentro da secção. Então, ela queria que eu fizesse algo diferente para as pessoas e vibrava quando eu comecei a organizar o café da manhã”, conta.

Para o taxista, que exerce a cidadania também no cotidiano, ao “parar sempre na faixa de pedestre, nem que o mundo todo buzine atrás” do seu carro, o Brasil não carece mais de ordem e progresso. “Precisa mesmo é de respeito, de exemplos”.

Esperança
Careca começa a se dedicar aos preparativos do café da manhã uma semana antes do dia da votação. É um verdadeiro pede aqui, pede acolá, e a família e os amigos têm ajudado na empreitada.
 
“O pior de tudo, é que tem gente que me chama de besta. Eu nem me importo. Pra mim, o que vale é que a minha consciência diz que eu sirvo ao meu País, como o meu País deveria servir ao seu povo”, orgulha-se.

Alguns candidatos até pedem para que o voluntário coloque uma “bandeirinha ou qualquer sinal que seja visível” próximo da mesa para tentar ganhar voto. “E eu digo logo que não. Infelizmente, as pessoas tentam tirar proveito de qualquer forma e acham que tudo pode ser corrompido”, lamenta.

Apesar disso, ele não deixa de lado a esperança de encontrar novos Carecas Brasil afora, assim como tem um novo sonho nessas eleições: encontrar a sua mãe biológica, “que deve estar lá pelas bandas do Sul”.

Aos brasileiros, portanto, um injeção de otimismo: “Essa história de que uma andorinha só não faz verão é uma esparrela. O Brasil tem jeito. Basta a gente querer e fazer”, diz.
 
Como
ENTENDA A NOTÍCIA

A obrigatoriedade do voto tem sido acompanhada de muita discussão no País, uma vez que a população tem ficado cada vez mais descrente com a política, diante de tantos casos de corrupção.
 
SERVIÇO 
 
Local de votação do mesário voluntário Francisco Carlos, o Careca
Secção: 285 
Onde: Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São Rafael ( Rua dos Tabajaras, nº 244 – Praia de Iracema - Fortaleza)

No dia das eleições, lembre-se de que você pode votar com qualquer documentação de identificação com fotografia.

Se você tiver alguma dúvida, ligue para o serviço Disque Eleições 2012,l que presta informações aos eleitores via telefone, através do número 148.

O eleitor poderá saber: o número do título, o endereço da seção onde vota, como fazer para justificar o voto e como votar na urna eletrônica, dentre outras informações. Funcionamento do serviço:

Período: 10 de setembro a 7 de outubro de 2012.
Horário: 7h às 13h e 13h às 19h. 
Local: Central de Atendimento ao Eleitor no Fórum Eleitoral, situado na Av. Almirante Barroso, 647 – Praia de Iracema.
Número de operadores: 36 por turno
Responsáveis: Coordenadoria de Administração do Cadastro Eleitoral (Coace) / Seção de Informações Eleitorais (Sinfe)

O POVO
Jornal de Hoje
POLÍTICA/25/08/2012

Ranne Almeida
ranne@opovo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine