125x125 Ads

"A louca de Deus"


O POVO
JORNAL DO LEITOR
HOMENAGEM 12/03/2013



EUNÍZIA BARROSO

"A louca de Deus"



Francisco Siqueira de Lima
Presidiário, poeta, escritor e palestrante


Os presos e ex- presidiários, -como eu -ficamos órfãos coma ida da Eunízia Lopes Barroso no dia 5/3/2012 para a Pastoral Carcerária celestial onde já estão dom Aloísio Lorscheider, Pe. Chico Reardon, dona. Zilda Arns e tantos outros que dedicaram suas vidas à causa dos encarcerados e das crianças.
De tantos que estão nesta luta inglória, ninguém dedicou mais amor, sangue e espirito de luta que ela. A conheci pessoalmente em 1987 no Instituto Presídio Prof. Olavo Oliveira I e fiquei perplexo em ver naquela mulher aparentemente frágil, uma força e coragem inerentes somente aos bravos, que nada temam e morrem por uma causa. Quando participávamos de palestras e encontros de discussão sobre o sistema penitenciário, ao ouvir as promessas faraônicas e nunca cumpridas das autoridades, ela costumava dizer: “Sou meio SãoTomé. Só acredito vendo! Nós lutaremos para que surja nessa coisa toda, homens novos.” Juntos criamos o projeto GAAMG-Grupo de Apoio ao Apenado Mahatma Gandhi- que era visto com bons olhos por dom Aloisio, que a chamavam carinhosamente de “minha santinha” e pelo então Pe. Aldo Pagotto que a apelidou de “louca de Deus”. Com os tristes episódios dos sequestros de dom Aloísio e logo após o dela, onde foi baleada, o projeto sucumbiu. Por denunciar excessos cometidos por policiais militares, teve que andar durantes meses sob escolta da Polícia Federal por determinação do Ministério da Justiça e foi proibida de adrentar nos presídios e fazer o que era o seu mister: lutar, denunciar maus tratos, a colher - chegou a abrigar 30 presos em sua casa- sempre colocando Deus como o verdadeiro caminho.
Deus a recrutou mais cedo, mas a sua história de vida e luta está perpetuada na galeria dos herois como Gandhi, luther King e o maior de todos que disse :” Não Existe amor maior do que aquele que dá vida por um amigo” - Jesus Cristo. Sua luta poderá ser igualada, jamais ultrapassada!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine