125x125 Ads

Juízes para a democracia

opovo/ opinião
ARTIGO 12/03/2013


Juízes para a democracia

A caba de ser inaugurado no Ceará um núcleo da Associação Juízes para a Democracia (AJD), entidade civil com mais de 20 anos de existência, sem interesses corporativos, e que defende uma magistratura indissociavelmente comprometida com a defesa dos direitos humanos, dos valores democráticos e do controle social.
A existência de uma representação formal da AJD no Ceará permitirá que magistrados tomem frente e compartilhem, em caráter institucional, dos desafios e aspirações dos movimentos sociais, evitando que estejam à margem de relevantes temas de interesse coletivo, resguardados sob o manto de uma neutralidade inexistente, como tem ocorrido historicamente no Brasil.
Há pautas prioritárias com as quais a representação do Ceará passará a atuar, como o acompanhamento das atividades da Comissão Nacional da Verdade, especialmente quanto ao exame das relações do Judiciário com o regime militar, e o apoio a propostas de iniciativa popular em relação à reforma política, dentre os quais o financiamento das campanhas eleitorais.
A inauguração do núcleo trará, sem dúvida, um impulso para a promoção dos direitos humanos, notadamente nas áreas de atuação em que o Judiciário tem uma função absolutamente relevante, como é o caso dos direitos de encarcerados, populações indígenas, crianças e adolescentes, mulheres, idosos, além da defesa do direito ao ambiente ecologicamente equilibrado, ao trabalho digno e à concretização de direitos sociais, como saúde, educação e moradia.
Diante da cobrança crescente por eficiência do Poder Judiciário, parece fundamental que não se perca de vista a relevante dimensão política da magistratura e a contribuição indispensável que pode dar à defesa da dignidade humana e ao fortalecimento do regime democrático. A chegada da AJD ao Ceará deve ser recebida com alento e esperança de novas atitudes e compromissos.

Marcelo Roseno de Oliveira
marceloroseno@yahoo.com.br

Juiz de direito e professor universitário

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine