125x125 Ads

Inclusão sociodigital - uma questão de política pública


FONTE:  O POVO
ARTIGO 12/08/2013

Inclusão sociodigital - uma questão de política pública

Cláudio Joventino
simplificacom@gmail.com 

Assessor de projetos e inovação do Idear


A popularização da internet no Brasil é realidade inconteste. Segundo dados do IBGE, entre 2005 e 2011, os internautas no País aumentaram 143,8%, enquanto a população, apenas 9,7%. Investimentos privados e governamentais para expansão da internet gratuita, como o Cidades Digitais e Telecentros.BR, do Ministério das Comunicações, e as Estações Digitais, da Fundação Banco do Brasil, contribuíram para este importante avanço.
Entretanto, quando falamos em inclusão sociodigital, não podemos nos limitar à implantação de pontos de acesso à internet. É preciso muito mais... são necessárias políticas públicas que transformem estes locais em espaços de emancipação humana, por meio da qualificação, apoio ao empreendedorismo e utilização da internet como fonte de conhecimento e mobilização social.

Em Maracanaú, temos exemplo de política pública transformadora: o programa de inclusão digital e qualificação profissional em telecentros – SeLiga, do Governo Municipal executado pelo Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear, desde 2008. Uma política pública convertida em resultados: 58.362 pessoas atendidas em oficinas, cursos online e acesso orientado à Internet, somente em 2012. O SeLiga conta com 33 telecentros e 80 profissionais.

A informática e a internet como meios para educação emancipadora e protagonismo social oferecem oportunidade para os governos que querem mudar a realidade, com ótima relação entre investimento humano/econômico e retorno social. Contudo, a efetividade das políticas é obtida por meio da construção de uma rede de profissionais qualificados, metodologias e ferramentas tecnológicas e de gestão que possam viabilizar o processo, muito além da simples instalação de computadores e conectividade.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 • MARACANAÚ REFLEXIVO • Design by Dzignine